BERLIM, 27 NOV (ANSA) – Serhii Kuznietzov, um ucraniano suspeito de envolvimento na sabotagem do gasoduto Nord Stream em 2022, chegou à Alemanha após ser extraditado da Itália.
A informação sobre a chegada do homem de 49 anos de idade ao país foi confirmada à ANSA nesta quinta-feira (27) por um porta-voz do Ministério Público alemão.
“O acusado foi transferido da Itália hoje. Ele deverá comparecer perante o juiz de instrução do Tribunal Federal de Justiça em Karlsruhe amanhã”, disse o representante.
Alvo de um mandado de prisão europeu expedido por Berlim, Kuznietsov foi preso em Rimini em agosto. As autoridades suspeitam que o ucraniano integra uma célula acusada de colocar explosivos nos gasodutos submarinos que ligam a Rússia à Europa em setembro de 2022, após o início da guerra entre Moscou e Kiev.
Os investigadores também apontam que Kuznietsov e seus cúmplices usaram documentos de identidade falsificados para contratar o iate que partiu do porto alemão de Rostock, no Mar Báltico, para realizar os ataques. (ANSA).