ROMA, 5 AGO (ANSA) – Após as explosões que aconteceram nesta terça-feira (4) em Beirute, a Itália enviou ajuda humanitária para apoiar o Líbano nas operações de resgate.   

Duas aeronaves C130 da Força Aérea deixaram a Itália transportando oito toneladas de equipamentos médicos e dezenas de equipes do “Vigili del Fuoco”, equivalente ao corpo de bombeiros brasileiro.   

Os aviões ainda estão levando para Beirute, capital do Líbano, especialistas para avaliar os danos que os edifícios sofreram em decorrência das explosões.   

A operação foi ordenada pelo pelo primeiro-ministro do país, Giuseppe Conte, em colaboração com o Ministério das Relações Exteriores, após o pedido de assistência internacional feito pelas autoridades libanesas à Comissão Europeia.   

De acordo com o presidente do Líbano, Michel Aoun, as explosões foram causadas por um incêndio em um depósito que armazenava 2.750 toneladas de nitrato de amônio, composto químico usado tanto em fertilizantes e inseticidas como em explosivos.   

Já o governador de Beirute, Marwan Abboud, comentou que 300 mil pessoas ficaram desabrigadas após as explosões. O prejuízo econômico estimado pelas autoridades é de, no mínimo,US$ 3 bilhões. (ANSA).   

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias