Itália envia 1º pacote de auxílio energético à Ucrânia

ROMA, 28 JAN (ANSA) – A Itália anunciou nesta quarta-feira (28) o envio do primeiro pacote de ajuda à infraestrutura energética da Ucrânia.   

O auxílio, que inclui geradores de energia e caldeiras industriais, cumpre uma promessa feita pela primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em uma reunião à margem do Conselho Europeu em outubro.   

“O primeiro lote de 78 caldeiras industriais foi entregue hoje, com mais 300 a serem concedidas nas próximas semanas, totalizando uma capacidade térmica de aproximadamente 900 MW”, diz o comunicado do Palácio Chigi, explicando que os equipamentos “destinam-se a redes urbanas danificadas, hospitais e serviços essenciais”.   

“Esta iniciativa humanitária do governo italiano fornecerá capacidade térmica suficiente para cerca de 90 mil residências ou uma cidade de aproximadamente 250 mil habitantes”, destaca a nota.   

O gabinete da premiê também informou que Roma lançou um programa para o envio de geradores de médio e grande porte a Kiev.   

“Esses geradores darão suporte a hospitais, sistemas de água e infraestrutura crítica em caso de queda de energia”, esclareceu o Palácio Chigi.   

A Ucrânia tem vivido uma crise energética devido aos bombardeios russos em seus sistemas de calefação no auge de um dos invernos mais rigorosos no leste europeu. No final de fevereiro, a guerra completará quatro anos. (ANSA).