ROMA, 16 DEZ (ANSA) – O vice-premier e ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Luigi Di Maio, afirmou neste domingo (16) que as negociações entre o governo italiano e a União Europeia (UE) sobre a lei orçamentária para 2019 serão finalizadas nos próximos dias.   

“2019 será o ano da mudança, mas para isso é necessário trazer para casa o plano orçamentário e as negociações com a UE, que serão concluídos nos próximos dias”, escreveu o vice-premier no blog do Movimento 5 Estrelas (M5S). Para Di Maio, neste momento é essencial as negociações que o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, e o ministro de Finanças, Giovanni Tria, estão realizando com a UE, porque permitirá ao país evitar o processo por infração pelo déficit excessivo. “Estas são as horas mais importantes que temos vivido desde 4 de março. Portanto, é hora de sermos compactos, não cedermos à exploração e às provocações daqueles que gostariam de ver naufragados tudo pelo que lutamos e que estamos a um passo de conseguir”, acrescentou.   

Na noite de hoje, Di Maio se reunirá com Conte, Tria, o vice-premier e ministro do Interior, Matteo Salvini, além do ministro das Relações com o Parlamento, Riccardo Fraccaro e os subsecretários que acompanham a manobra no Parlamento, Massimo Garavaglia e Laura Castelli, para definir o plano de cortes solicitado pela União Europeia e assim evitar a infração. Na última quinta-feira (13), após ter prometido inúmeras vezes que não recuaria, o governo da Itália cedeu às pressões da UE e acietou reduzir sua meta de déficit fiscal para 2019 de 2,4% para 2,04% do Produto Interno Bruto (PIB). A proposta foi vista como um passo importante em Bruxelas, mas ainda insuficiente.   

(ANSA)