BORMIO, 7 FEV (ANSA) – A Itália comemorou neste sábado (7) suas duas primeiras medalhas nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, na prova de downhill do esqui alpino, modalidade conhecida como a “Fórmula 1 da neve”.
Na disputa realizada em Bormio, os atletas da casa garantiram uma dobradinha no pódio: Giovanni Franzoni ficou com a medalha de prata, ao registrar o tempo de 1min51s81, enquanto Dominik Paris conquistou o bronze, completando o percurso em 1min52s11.
A medalha de ouro ficou com o suíço Franjo von Allmen, que fez uma descida consistente e venceu com o tempo de 1min51s61. Outro destaque da Suíça, o campeão Marc Odermatt, apontado como um dos principais favoritos antes da prova, acabou fora do pódio.
“Pensar, no início da temporada, em vencer em Kitzbühel e agora levar para casa uma medalha no downhill são coisas que eu jamais teria imaginado”, comentou Franzoni em entrevista à Rai.
Paris, por sua vez, afirmou que o momento “é perfeito”, especialmente por se tratar da primeira medalha olímpica de sua carreira. “Tentei tantas vezes, cheguei a estar em ótima forma em alguns momentos. Talvez neste ano eu não tenha estado sempre na frente, mas estava evoluindo. É maravilhoso poder esquiar assim em uma pista tão difícil”, disse.
Considerado uma das provas mais emblemáticas do esqui alpino e dos esportes de inverno, o downhill reuniu 36 atletas em Bormio, que encararam um percurso de 1 km montanha abaixo, atingindo velocidades próximas dos 150 km/h. (ANSA).