Itália e EUA debatem guerra na Ucrânia e crise alimentar global

ROMA, 31 MAI (ANSA) – Durante telefonema nesta terça-feira (31), o ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, e o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, debateram a “guerra russa brutal” e se comprometeram em apoiar a Ucrânia e todos aqueles que sofrem os efeitos do conflito.   

Segundo o Departamento de Estado dos EUA, os chefes das duas diplomacias também enfatizaram “a importância da cooperação multilateral para enfrentar a insegurança alimentar global”.   

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores da Itália explicou que Di Maio e Blinken discutiram ainda a “solidez da parceria bilateral e transatlântica e a estreita coordenação sobre o conflito e apoio à Ucrânia”.   

Além disso, os dois conversaram sobre as “iniciativas comuns para a segurança alimentar e a proteção das cadeias de abastecimento globais”.   

“Ouvi o meu colega Blinken. Reiterou o apoio à Ucrânia e a necessidade de aumentar os esforços sobre o tema da segurança alimentar, ameaçada pelo risco da invasão russa”, escreveu Di Maio no Twitter, acrescentando que “a Itália e os EUA continuam trabalhando sinergicamente em todos os principais dossiês”.   

(ANSA)