SAN PAULO, 29 SET (ANSA) – A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, recebeu nesta segunda-feira (29) o príncipe herdeiro e premiê do Bahrein, Salman bin Hamad Al Khalifa. O encontro permitiu o estreitamento da colaboração entre Roma e Manama para encerrar a guerra na Faixa de Gaza. O líder do arquipélago no Golfo Pérsico também se reuniu com o papa Leão XIV, reforçando a mesma proposta.
Itália e Bahrein “se comprometeram a continuar trabalhando juntos para trazer paz e estabilidade ao Oriente Médio. Apelaram ao fim imediato da guerra em Gaza e à libertação imediata de todos os reféns, condenando qualquer ação unilateral ou violenta na Cisjordânia que comprometa a solução de dois Estados”, disse o Palácio Chigi em nota conjunta.
A declaração dos dois países também apelou por “uma assistência humanitária completa e segura à população do enclave, bem como bem a liberação de todas as chamadas ‘clearance revenues’, ou seja, receitas alfandegárias coletadas por Israel em nome da Autoridade Nacional Palestina sobre produtos importados”.
Por fim, Meloni e Khalifa também frisaram o apoio mútuo à “solução de dois Estados, com um Estado Palestino independente, que viva ao lado de Israel em paz e segurança, em conformidade com as Resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas”.
A tensão no Oriente Médio também foi tema da visita do príncipe herdeiro do Bahrein e seu primeiro-ministro ao Vaticano. Após participar de audiência com o papa Leão XIV, Khalifa se reuniu com o secretário de Estado da Santa Sé, Pietro Parolin, e do núncio do Iraque, Miros?aw Stanis?aw Wachowski.
Em comunicado, o Vaticano destacou que durante o encontro “foram abordadas diversas questões de interesse mútuo, como a necessidade urgente de pôr fim à guerra no Oriente Médio e o compromisso com a paz entre as nações”. (ANSA).