As seleções de Itália e Argentina vão se enfrentar em junho do ano que vem como os últimos campeões continentais, de acordo com uma decisão conjunta da Conmebol e a Uefa.

As duas entidades concordaram em organizar “um jogo entre o vencedor da Copa América 2021, a Argentina, e o vencedor da Euro-2020, a Itália, durante a janela internacional de junho de 2022 em local a ser confirmado”, indicou um comunicado.

Sob a liderança de Lionel Messi, a Argentina quebrou um jejum de 28 anos sem títulos na final da Copa América contra o arquirrival Brasil (1-0) no dia 10 de julho, em pleno Maracanã.

Um dia depois, a Itália conquistou a Eurocopa em outro estádio mítico, Wembley, contra a anfitriã Inglaterra na disputa de pênaltis por 3-2 após o empate em 1 a 1.

O comunicado acrescenta que o acordo alcançado pelas duas entidades “abrange atualmente três edições deste encontro entre os respectivos campeões continentais, e inclui também a abertura de um escritório comum em Londres, que se encarregará de coordenar projetos de interesse comum”.

O comunicado indica que o encontro faz parte da “ampliação da cooperação” entre os órgãos dirigentes do futebol europeu e sul-americano.

Esta cooperação “inclui sobretudo o futebol feminino, o futsal e as categorias de base, o intercâmbio de árbitros, assim como programas de formação técnica”, acrescentou.

Um árbitro argentino apitou partidas na última Eurocopa e um árbitro espanhol na Copa América.

As duas instituições concordaram há semanas em se opor a que a Copa do Mundo se torne bienal, rejeitando uma ideia da Fifa.

bur-ol/aam