ROMA, 26 ABR (ANSA) – A empresa norte-americana Abbott informou neste domingo (26) que pretende distribuir quatro milhões de testes sorológicos na Itália para o combate contra a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

A Abbott venceu ontem (25) um concurso organizado pelo governo italiano para o fornecimento de 150 mil testes sorológicos no país, que iniciará a partir do dia 4 de maio, quando começará a chamada “fase dois” do combate contra a Covid-19.

Ainda segundo a gigante farmacêutica dos Estados Unidos, será possível analisar até 200 testes por hora em mil laboratórios na Itália.

“O novo teste demonstrou especificidade e sensibilidade acima de 99% 14 dias ou mais após o início dos sintomas”, comunicou a Abbott, que vai estimar a porcentagem de italianos afetados pelo vírus desde o início da “fase 2”.

O comissário extraordinário para a gestão da pandemia do novo coronavírus na Itália, Domenico Arcuri, informou que os testes serão distribuídos para as regiões “de acordo com o número de habitantes”.

Arcuri ainda explicou que não há nenhum teste 100% confiável, mas lembrou que os exames sorológicos têm 95% de nível de precisão.

De acordo com o último balanço da Defesa Civil da Itália, o país possui 105.847 casos ativos (que desconta curados e mortos) da Covid-19 e 26.384 mortos. No total,63.120 pessoas se curaram do novo coronavírus.(ANSA)