MILÃO, 16 NOV (ANSA) – A Itália foi derrotada de virada pela Noruega por 4 a 1 no San Siro, em Milão, e disputará a repescagem para tentar voltar à Copa do Mundo. Os escandinavos, por sua vez, ficaram em primeiro lugar no Grupo I e garantiram vaga no Mundial de 2026.
Apesar das chances remotas de classificação, já que precisaria vencer a rival por nove gols de diferença, a Azzurra fez um primeiro tempo consistente e fechou os 45 minutos iniciais em vantagem no placar, graças ao gol do promissor Francesco Pio Esposito, um dos jogadores mais prolíficos da equipe comandada por Gennaro Gattuso.
A tetracampeã mundial, contudo, caiu de rendimento na etapa final e viu a Noruega se sentir mais à vontade em campo. Em aproximadamente 15 minutos, os escandinavos pressionaram e não tiveram dificuldades para virar o confronto, com dois gols do artilheiro Erling Haaland e outros de Antonio Nusa e Jorgen Strand Larsen.
Com o resultado, a Itália encerrou sua participação nas eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2026 na segunda colocação, somando 18 pontos. A Noruega, por sua vez, venceu todos os oito confrontos e terminou com 24.
A partir de agora, a Azzurra se concentrará na repescagem para evitar ficar de fora do evento pela terceira vez seguida, enquanto os noruegueses iniciarão a preparação para o Mundial nos Estados Unidos, México e Canadá. Os escandinavos não disputam uma Copa desde 1998, na França, quando chegaram às oitavas de final. (ANSA).