ROMA, 10 JUL (ANSA) – A Itália deixou o top 10 do ranking da Fifa divulgado nesta quinta-feira (10) e agora ocupa a 11ª posição entre as melhores seleções do planeta, enquanto o Brasil se manteve em quinto lugar.
Após um início ruim nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, que culminou na substituição do técnico Luciano Spalletti por Gennaro Gattuso, a Azzurra perdeu duas posições para Alemanha (9º) e Croácia (10º).
“Temos que arregaçar as mangas, começar a vencer os jogos e chegar à Copa do Mundo, sem hesitações”, afirmou o presidente da Federação Italiana de Futebol (Figc), Gabriele Gravina, após o anúncio da saída da Itália do top 10. “Temos um objetivo sagrado e todas as nossas energias devem estar concentradas em alcançá-lo. Devemos todos remar na mesma direção”, acrescentou.
Já a seleção canarinho, agora sob comando do italiano Carlo Ancelotti, permaneceu na quinta colocação, à frente de Portugal (6º), Holanda (7º) e Bélgica (8º), mas atrás da Inglaterra (4º).
O ranking manteve a Argentina, atual campeã do mundo, na liderança, seguida por Espanha (2º) e França (3º).
A Fifa lista periodicamente a classificação das 210 seleções associadas à federação, que tem San Marino na lanterna. (ANSA).