Itália cresce nas exportações nos 9 primeiros meses de 2025

ROMA, 14 NOV (ANSA) – As exportações italianas mantiveram trajetória positiva nos primeiros nove meses de 2025, segundo dados divulgados pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália (Farnesina) nesta sexta-feira (14).   

Os números confirmam as informações preliminares apresentadas pelo Instituto Nacional de Estatísticas (Istat) e apontam que as exportações italianas em nível global cresceram mais do que as das principais economias manufatureiras da Europa.   

Segundo o estudo, até setembro, as exportações cresceram 3,5% em comparação com o mesmo período de 2024, com expansão tanto para os países da União Europeia (+4,5%) quanto para mercados fora da UE (+2,4%).   

Destaca-se o desempenho nos Estados Unidos, onde as exportações italianas avançaram 9% em comparação com os primeiros nove meses de 2024. Se considerar as tarifas, a Itália cresceu 6,9% no mercado norte-americano em relação ao ano anterior, superando Alemanha (-7%), França (-4%) e Espanha (-9%).   

O crescimento foi amplo, abrangendo diversos setores: produtos farmacêuticos (+39,4%), veículos não motorizados e produtos metálicos e agroalimentares (+5%).   

Somente em setembro de 2025, as exportações italianas subiram 10,5% em relação a setembro de 2024, impulsionadas principalmente pelo mercado norte-americano (+34,7%), com destaque para a construção naval.   

Quanto à balança comercial, o superávit atingiu 35,3 bilhões de euros e deverá subir para 71,5 bilhões de euros, se o setor de energia for excluído.   

De acordo com a Farnesina, a trajetória positiva das exportações, mesmo em um contexto de incertezas geopolíticas e tarifas comerciais, reflete o dinamismo das empresas italianas e está alinhada aos objetivos do Plano de Ação para Exportação do ministério.   

A pasta continuará monitorando de perto o comércio exterior e trabalhando em conjunto com ICE, SIMEST, SACE e CDP para apoiar as empresas italianas nos mercados internacionais e nos setores estratégicos. (ANSA).