ROMA, 17 FEV (ANSA) – O presidente da Itália, Sergio Mattarella, condecorou nesta segunda-feira (17) a bióloga Emanuela Evangelista, presidente de uma ONG que ajuda indígenas da Amazônia brasileira a desenvolverem projetos para proteger a floresta.
Nascida na província autônoma de Trento, Evangelista tem 51 anos e recebeu a medalha de Oficial da Ordem do Mérito da República Italiana “por seu constante empenho na defesa ambiental, na proteção das populações indígenas e no combate ao desmatamento”.
A bióloga é presidente da associação Amazônia Milano Onlus, fundada em 2004 e que apoia nativos do Rio Jauaperi, nos estados de Roraima e do Amazonas. Ela vive em um vilarejo na comunidade Xixuaú e também atua em projetos para enfrentar o êxodo de indígenas para áreas urbanas.
Em seu site oficial, a ONG diz oferecer aos nativos “novas oportunidades sustentáveis de renda”, além de ter ajudado a “construir escolas primárias e um centro de informática, poços artesianos, hortas comunitárias e um ambulatório”.
“Com ajuda de doadores, conseguimos instalar painéis de energia solar e filtros para purificar a água. Foram realizados cursos de formação em agricultura e de formação de agentes ambientais, microscopistas e enfermeiros”, afirmou a associação. (ANSA)