Itália conclui envio de ajuda humanitária por aviões em Gaza

ROMA, 19 AGO (ANSA) – A Itália concluiu nesta terça-feira (19) uma operação que enviou mais de 100 toneladas de suprimentos básicos para auxiliar a população civil da Faixa de Gaza.   

A missão humanitária “Operação Caminho Solidário 2” foi conduzida pelo Ministério da Defesa da Itália. Uma grande parte da ajuda foi distribuída em áreas mais isoladas e de difícil acesso do enclave palestino.   

O ministro da Defesa do país, Guido Crosetto, afirmou que a missão “aliviou o sofrimento” das pessoas que “vivenciam os horrores da guerra diariamente”. O político ainda destacou que mais ações do tipo precisam ser feitas e mencionou a necessidade de “garantir o acesso livre e seguro” de ajudas humanitárias.   

“A iniciativa, que confirma a disposição da Itália em tomar medidas concretas diante da atual emergência humanitária, está em andamento desde 9 de agosto, com a distribuição de ajuda fornecida pelo Ministério das Relações Exteriores e outros doadores italianos”, informou o governo.   

O jornal Times of Israel revelou que um navio transportando 1,2 mil toneladas de alimentos com destino à Faixa de Gaza está se aproximando do porto de Ashdod, no sul de Israel. A embarcação de bandeira panamenha partiu ontem (18) do Chipre e transporta 52 contêineres contendo ajuda alimentar, como macarrão, arroz, comida para bebês e alimentos enlatados.   

O Marrocos, através de uma ordem do rei Mohammed VI, enviará cerca de 100 toneladas de alimentos e medicamentos para Gaza. O monarca insistiu que o auxílio humanitário seja entregue por via aérea, a fim de chegar aos beneficiários com urgência e diretamente. (ANSA).