ROMA, 16 ABR (ANSA) – A Itália superou nesta sexta-feira (16) a marca de 10 milhões de pessoas ao menos parcialmente vacinadas contra a Covid-19.
De acordo com o site do governo que monitora a campanha de imunização contra o novo coronavírus, já foram administradas 14.259.835 vacinas até o momento, sendo que 4.234.230 pessoas já tomaram as duas doses.
Ou seja, 10.025.604 indivíduos já receberam pelo menos a primeira dose de imunizantes anti-Covid, o que representa cerca de 17% da população italiana. Já o percentual de pessoas completamente vacinadas é de 7% do total de habitantes do país.
Até o momento, a Itália usa as fórmulas da Biontech/Pfizer, da Moderna e da AstraZeneca, esta última preferencialmente para maiores de 60 anos. Além disso, o governo aguarda um posicionamento da agência europeia de medicamentos (EMA) sobre o possível risco de um tipo raro de coágulos sanguíneos como efeito colateral da vacina da Janssen.
A Itália vem aplicando cerca de 300 mil doses por dia, porém o primeiro-ministro Mario Draghi havia prometido chegar a 500 mil vacinas diárias entre 14 e 20 de abril. É nesse número que se baseia a estimativa do governo de atingir uma imunidade coletiva de 60% da população até o fim de julho, de 70% na segunda metade de agosto e de 80% em meados de setembro.
Até o momento, a pandemia do novo coronavírus já infectou pouco mais de 3,8 milhões de pessoas e deixou 116 mil mortos na Itália. (ANSA).