05/03/2023 - 14:01
ROMA, 5 MAR (ANSA) – O ministro do Meio Ambiente e Segurança Energética da Itália, Gilberto Pichetto Fratin, comemorou neste domingo (5) o acordo alcançado pela ONU para proteger o alto mar.
“O acordo alcançado nas Nações Unidas para a proteção do alto mar é motivo de satisfação para a Itália. Os oceanos estão longe de nós, mas a vida dos oceanos depende do estado de saúde do Mediterrâneo e das espécies que o habitam”, declarou em nota.
Segundo Pichetto, “os objetivos europeus para a proteção da biodiversidade afirmados na COP15 de Montreal seriam inatingíveis sem a consciência comum de que os oceanos são uma parte incontornável deste jogo, em que a proteção ambiental, as questões climáticas e o desenvolvimento econômico se unem em um destino comum”.
O ministro recordou ainda que “até a Itália compartilhou a necessidade de ter novos e mais ambiciosos objetivos de proteção a nível global, com 30% das águas dos mares e oceanos sujeitas a medidas para salvaguardar, das quais pelo menos 10% mais rigorosas”.
“Finalmente, através do projeto MER, o Ministério do Meio Ambiente e Segurança Energética decidiu investir na proteção da biodiversidade marinha com 400 milhões de recursos do Plano Nacional de Retomada e Resiliência (PNRR)”, concluiu Pichetto.
(ANSA).