SAN PAULO, 10 JUL (ANSA) – A Itália oficializou a candidatura das domus de janas, tumbas pré-históricas da Sardenha, a Patrimônio Mundial da Humanidade, informou o representante permanente de Roma na Unesco, embaixador Liborio Stellino, nesta quinta-feira (10).
As domus de janas, conhecidas popularmente como “casas de fadas”, são tumbas pré-históricas escavadas em rochas presentes em quase toda a Sardenha. Datadas do período Neolítico, esses túmulos representam a arte e a arquitetura sardas antigas, tendo sido utilizados até o final da Idade do Bronze (4.400 – 2.000 a.C.). Atualmente, estão catalogadas 3,5 mil tumbas nesse formato, mas estudiosos acreditam que possam haver outras “casas de fadas” a serem descobertas.
“A Itália tem orgulho de promover um sítio que destaca a profunda conexão entre cultura, história e território, valorizando a harmonia entre o homem e a natureza”, disse Stellino durante a 47ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em curso em Paris, na França, até o próximo dia 16 de julho.
(ANSA).