PARIS, 25 MAR (ANSA) – A Itália, em colaboração com Espanha e Paraguai, apresentou oficialmente à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o presépio como candidato à lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Intitulado “O Presépio: das suas origens à tradição cultural e à arte de criá-lo”, o projeto foi exposto durante uma cerimônia da Unesco, realizada em Paris, capital da França.
A indicação destaca “a criatividade artística, o artesanato e a espiritualidade popular das comunidades ligadas ao presépio, com contribuições da Associação Italiana de Amigos do Presépio e dos sítios simbólicos de Greccio e Assis”.
O documento destaca ainda o alcance global da tradição do presépio, que, embora tenha raízes locais, tornou-se um símbolo de identidade cultural compartilhada em diversas partes do mundo.
Além de seu valor simbólico, a candidatura busca preservar conhecimentos e técnicas artesanais transmitidos ao longo de gerações. A tradição remonta à primeira representação popularmente reconhecida, atribuída a São Francisco de Assis.
“A tradição do presépio é um elemento definidor da identidade cultural italiana, um elo social para nossas comunidades e um exemplo notável do artesanato artístico tradicional”, afirmou o Ministro da Cultura da Itália, Alessandro Giuli.
Segundo os países responsáveis pela candidatura, o reconhecimento internacional poderá reforçar o papel do presépio como instrumento de diálogo intercultural e de valorização das expressões artísticas populares.
Após a análise inicial e aprovação pela secretaria da Unesco, o dossiê será encaminhado ao órgão de avaliação para parecer técnico. A decisão final sobre a possível inscrição na lista deve ser tomada pelo Comitê do Patrimônio Imaterial em dezembro de 2027. (ANSA).