ROMA, 26 OUT (ANSA) – A Itália confirmou nesta terça-feira (26) a candidatura de “A Mão de Deus”, longa autobiográfico de Paolo Sorrentino, ao prêmio de melhor filme estrangeiro no Oscar de 2022.   

A obra produzida para o Netflix foi selecionada por uma comissão instituída pela Associação Nacional das Indústrias Cinematográficas, Audiovisuais e Digitais (Anica), entre as 18 que estavam na briga.   

O anúncio final dos concorrentes ao Oscar está previsto para 8 de fevereiro de 2022, enquanto a cerimônia será em 27 de março.   

Vencedor do grande prêmio especial do júri no último Festival de Veneza, “A Mão de Deus” se inspira na juventude de Sorrentino em Nápoles durante a “era Maradona” (daí vem o nome do filme), em uma obra declaradamente pessoal e autobiográfica.   

O longa é protagonizado por Filippo Scotti, ganhador do Prêmio Marcello Mastroianni de jovem ator emergente em Veneza e que dá vida a Fabietto Schisa, um adolescente napolitano cuja história é transformada por dois acontecimentos: a chegada de Maradona ao Napoli nos anos 1980 e uma tragédia familiar.   

Sorrentino já venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2014, com “A Grande Beleza”, considerada sua obra-prima até o momento. (ANSA).