ROMA, 21 JUL (ANSA) – O vice-premiê da Itália e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, informou nesta segunda-feira (21) que o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni “está trabalhando” para o retorno de dois cidadãos do país enviados ao centro de detenção de migrantes ilegais “Alligator Alcatraz”, na Flórida, Estados Unidos.
“Estamos trabalhando para garantir que eles possam retornar à Itália o mais rápido possível. Nosso consulado e embaixada estão em atuação desde o início para tentar resolver a questão”, falou Tajani à imprensa na parte externa do Palácio Chigi, em Roma.
A notícia sobre a prisão dos italianos no “Alligator Alcatraz” foi revelada no sábado (19). Segundo o Ministério das Relações Exteriores do país europeu, os detidos são Fernando Eduardo Artese, um ítalo-argentino, e Gaetano Cateno Mirabella Costa, natural da Sicília.
O centro “Alligator Alcatraz”, que tem capacidade para abrigar até 5 mil migrantes ilegais que aguardam deportação, é cercado por pântanos e jacarés e foi considerado ideal pelas autoridades da Flórida para garantir segurança máxima e dificultar qualquer tentativa de fuga de seus detentos. (ANSA).