SÃO PAULO, 23 JUL (ANSA) – A Itália derrotou os Estados Unidos, por 3 sets a 0, nesta quarta-feira (23), na Atlas Arena, em Lodz, na Polônia, e avançou para a semifinal da Liga das Nações de Vôlei Feminino (VNL) Em uma hora e 23 minutos de partida, a equipe comandada por Julio Velasco venceu a seleção norte-americana pela segunda vez na competição, com parciais 25/22, 25/21 e 28/26. A oposta italiana Paola Egonu foi o destaque, com 20 pontos no total, seguida de Ekaterina Antropova (9), Anna Danesi (8) e Sarah Fahr (8).
No primeiro set, a seleção italiana começou atrás no placar e viu as norte-americanas abrirem 10 a 7, mas logo reagiu, virando para 12 a 11, e permaneceu na liderança até encerrar em 25 a 22.
A maior pontuadora foi Egonu, com oito tentos.
Já a segunda parcial ficou marcada pelo equilíbrio entre as equipes, mas a Itália abriu uma leve vantagem na reta final e fechou o set em 25 a 21. Juntas, Egonu (6), Danesi (4), Fahr (3) e Antropova (3) marcaram 16 pontos.
Na sequência, os Estados Unidos voltaram mais concentrados com A. Skinner e Franklin no ataque e lideraram o placar. Apesar das boas defesas da líbero norte-americana, as italianas reagiram já no final para confirmar o favoritismo, por 28 a 26, e avançar para a próxima fase do mata-mata.
As atuais campeãs olímpicas chegam na semifinal invictas, com 27 vitórias ao todo, incluindo 13 na VNL. Elas voltam às quadras no próximo sábado (26) contra o vencedor da partida entre China e Polônia, que se enfrentam ainda hoje, às 15h (horário de Brasília).
O Brasil, por sua vez, pegará a Alemanha nesta quinta-feira (24), às 15h, enquanto que o Japão e a Turquia disputarão a outra vaga para a semifinal da competição. (ANSA).