ROMA, 20 SET (ANSA) – A seleção italiana masculina de vôlei derrotou a Eslovênia neste domingo (19), em Gdansk, e faturou pela sétima vez em sua história o Campeonato Europeu da modalidade.   

O que não faltou na arena polonesa foi emoção. Os eslovenos venceram o primeiro set pelo placar de 25 a 22, mas a Azzurra empatou no segundo ao ganhar por 25 a 20. Os rivais da Itália voltaram a ficar na frente do placar, com um 25 a 20 no terceiro set.   

Pelo mesmo resultado, a Itália não deixou barato e buscou novamente o empate no quarto set. No quinto e último, os italianos dominaram o set de desempate, fizeram 15 a 11 e fecharam o jogo em 3 a 2.   

A equipe de Ferdinando De Giorgi, que assumiu a Itália logo depois das Olimpíadas de Tóquio, teve como principais destaques os atletas Giulio Pinali, Alessandro Michieletto e Daniele Lavia.   

Com a vitória, a Itália quebrou um longo jejum de 16 anos sem vencer o Campeonato Europeu. A Azzurra soma sete taças e está atrás somente da extinta União Soviética, que ganhou a competição 12 vezes. A Eslovênia, por sua vez, lutava pelo título inédito.   

As duas finalistas do torneio conseguiram se classificar para Copa do Mundo de 2022 da modalidade, que acontecerá na Rússia.   

Dona da casa, a Polônia fechou o Europeu na terceira colocação ao vencer a Sérvia por três sets a zero. (ANSA).