ROMA, 2 DEZ (ANSA) – A Itália assumiu nesta terça-feira (1º) a presidência rotativa do G20, grupo que reúne 19 economias avançadas e emergentes e a União Europeia.
Por conta isso, o país sediará os eventos ministeriais e a reunião de cúpula do G20 em 2021. Esta última acontecerá nos dias 30 e 31 de outubro, em Roma, com os líderes de todos os membros do grupo.
“Começa oficialmente a presidência italiana do G20. Somos chamados a dar respostas à altura dos grandes desafios globais que nos esperam”, escreveu o primeiro-ministro Giuseppe Conte no Twitter.
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o premiê afirmou que os três pilares da presidência da Itália no grupo serão “pessoas, planeta e prosperidade”. “Trabalharemos por uma retomada econômica mais equilibrada e justa e para combater velhas e novas desigualdades”, declarou.
Entre os eventos do próximo ano, a Itália pretende promover, em 26 de agosto, uma conferência internacional sobre o empoderamento feminino, ainda sem lugar definido.
O G20 inclui África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Rússia, Reino Unido, Turquia e UE. (ANSA).