Itália apreende supostas obras falsas de Dalí em exposição

PARMA, 1 OUT (ANSA) – A polícia da Itália apreendeu nesta quarta-feira (1º) 21 obras supostamente falsas atribuídas a Salvador Dalí (1904-1989) em uma exposição dedicada ao pintor surrealista espanhol em Parma, no centro-norte do país.   

Inaugurada no último sábado (27), no Palácio Tarasconi, a mostra “Dalí: entre arte e mito” foi alvo de uma batida do Núcleo de Tutela do Patrimônio Cultural da Arma dos Carabineiros, a polícia militar italiana, no âmbito de um inquérito chefiado pelo Ministério Público de Roma.   

Entre os trabalhos apreendidos estão tapeçarias, desenhos, objetos e gravuras, totalizando cerca de 10% das quase 200 obras do acervo da exposição.   

A investigação nasceu após denúncia da Fundação Gala-Salvador Dalí, entidade com sede na Espanha e responsável pela gestão da propriedade intelectual do artista. A instituição apontou “elementos críticos a respeito da autenticidade das obras em questão”.   

Segundo Diego Polio, comandante do Núcleo de Tutela do Patrimônio Cultural, o objetivo da apreensão é realizar “verificações mais acuradas para estabelecer se [as obras] são atribuíveis ao famoso pintor espanhol ou se apresentam características de não autenticidade”.   

Já a Navigare, empresa organizadora da exposição em Parma, assegurou que está disposta a “cooperar plenamente com as forças de ordem”, fornecendo a “documentação pedida no inquérito e qualquer outro elemento útil”. (ANSA).