15/04/2022 - 14:49
ROMA, 15 ABR (ANSA) – A Itália anunciou nesta sexta-feira (15) a reabertura de sua embaixada em Kiev, capital da Ucrânia.
A representação diplomática italiana havia sido levada para Lviv, no extremo ocidental da Ucrânia, logo após o início da invasão russa, mas agora retorna para a capital.
“O embaixador [Pier Francesco] Zazo acaba de voltar a Kiev e reabriu nossa embaixada. É o símbolo da Itália que acredita no diálogo”, declarou o ministro italiano das Relações Exteriores, Luigi Di Maio, à emissora Rai Radio 1.
Horas antes, em entrevista a outra rádio, o mesmo Di Maio havia dito que passaria a Páscoa “trabalhando para devolver o embaixador italiano a Kiev em segurança”. Segundo o ministro, a representação diplomática estará plenamente em operação a partir de segunda-feira (18).
“Zazo se encontrará com as instituições ucranianas para trabalhar pela diplomacia e chegar ao menos a um cessar-fogo”, acrescentou.
O retorno de embaixadores estrangeiros a Kiev se dá após a retirada russa dos arredores da capital, uma vez que Moscou agora se concentra na conquista total do Donbass, região oriental onde ficam os territórios separatistas de Donetsk e Lugansk. (ANSA).