Itália anuncia ‘nova Farnesina’ de olho em empresas no exterior

ROMA, 4 DEZ (ANSA) – O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, apresentou nesta quinta-feira (4) uma ampla reforma da pasta, projeto que ele definiu várias vezes como uma “verdadeira resolução”.   

“A partir de 1º de janeiro, haverá outra Farnesina [como o ministério é conhecido no país]. Haverá certamente uma cabeça política, mas também uma cabeça econômica”, explicou Tajani em um evento em Roma.   

Desde que assumiu o cargo, em outubro de 2022, o chanceler defende a chamada “diplomacia do crescimento”, com ações para estimular a expansão das atividades de companhias italianas no exterior.   

“O objetivo é que as duas cabeças do ministério se concentrem de maneira coordenada na política e na economia, porque o mundo mudou, e não podemos não ter uma organização eficiente para acompanhar nossas empresas no mundo”, salientou.   

Segundo Tajani, todas as embaixadas da Itália no planeta servirão como “plataformas para apoiar” cada companhia do “Belpaese” que atue fora das fronteiras nacionais, a fim de que “nenhum empreendedor, pequeno, grande ou médio, se sinta sozinho”.   

O ministro ainda disse que a Farnesina ganhará um departamento voltado a combater “ataques cibernéticos” para que a pasta “não se torne vítima da guerra híbrida”. “Teremos uma estrutura organizacional capaz de prevenir ataques a nossos sites e embaixadas, para a proteção dos dados sensíveis de que dispomos”, declarou. (ANSA).