Itália amplia investigação contra Meta por abuso de domínio

ROMA, 26 NOV (ANSA) – A Autoridade Antitruste da Itália anunciou nesta quarta-feira (26) que ampliou a investigação contra a Meta por suposto abuso de posição dominante no mercado.   

A medida se refere aos novos termos de solução empresarial, introduzidos em 15 de outubro, que, segundo o órgão, excluem os concorrentes da gigante americana no mercado de chatbots com inteligência artificial integrados ao WhatsApp.   

“Essa alteração nos termos contratuais pode limitar a produção, o acesso ao mercado ou os desenvolvimentos técnicos no setor de serviços de chatbots com IA, em detrimento dos consumidores”, afirmou a autoridade italiana.   

O órgão antitruste também declarou que a violação das regras de concorrência cometida pela Meta “pode prejudicar grave e irreparavelmente a competitividade do mercado, devido à baixa propensão dos consumidores a mudar seus hábitos”.   

Além disso, os italianos informaram que abriram um procedimento para a possível adoção de medidas cautelares relacionadas aos novos termos de solução empresarial do WhatsApp e à integração de ferramentas ou recursos de interação da Meta AI no aplicativo de mensagens. (ANSA).