Itália acolherá mais 34 crianças de Gaza para tratamento médico

ROMA, 11 AGO (ANSA) – A Itália acolherá mais 34 crianças da Faixa de Gaza para receber tratamento médico no país, informaram fontes do Palazzo Chigi, sede do governo em Roma, nesta segunda-feira (11).   

De acordo com os relatos, a medida faz parte do trabalho do governo da premiê Giorgia Meloni em operações humanitárias para ajudar a população civil do enclave palestino, palco de uma guerra entre Israel e o Hamas desde outubro de 2023.   

Para transportar os menores e 91 familiares que vão acompanhá-los, três aeronaves C-130 vão decolar nesta terça-feira (12) de Pisa até o aeroporto israelense de Eilat Ramon e retornarão no dia seguinte, 13 de agosto, para Milão, Ciampino e Pisa.   

A operação é coordenada pelo gabinete de Meloni e envolve os Ministérios do Interior, da Defesa e das Relações Exteriores da Itália, além do Departamento de Defesa Civil.   

Até o momento, segundo nota da Farnesina, a Itália já hospitalizou 150 crianças de Gaza e suas famílias – mais de 460 pessoas – em diversas unidades de saúde do país, tornando-se o quarto país do mundo ? o primeiro entre os ocidentais ? a organizar a transferência de pacientes do enclave palestino para hospitais especializados. (ANSA).