PERUGIA, 9 DEZ (ANSA) – A maior árvore de Natal do mundo teve suas luzes acesas, iluminando o Monte Ingino na cidade italiana de Gubbio, no centro do país.
“Que o calor e a emoção que sentimos esta noite possa também acender o desejo por paz e serenidade em nossas casas e em todas as partes da nossa amada Itália”, afirmou Nicasio Falica, comandante do navio escola da Marinha Militar Amerigo Vespucci, durante a cerimônia de inauguração do símbolo natalício.
O evento evidenciou os valores que a árvore e o veleiro compartilham: “fraternidade, pertencimento, espírito de amizade, de equipe e respeito”.
“Eu acrescentaria dedicação, determinação, espírito de sacrifício, entusiasmo e paixão. Esses são os mesmos valores que defendemos na Marinha e que incorporamos ao Vespucci”, observou Falica, referindo-se à embarcação que esteve em missão pelos cinco continentes durante dois anos, exaltando o Made in Italy.
Esta é a 45ª edição da maior árvore de Natal do mundo, que é montada todos os anos por voluntários conhecidos como os “alberaioli” de Gubbio.
A árvore, que entrou para o livro Guinness dos recordes em 1991, tem mais de 650 metros de comprimento, sendo composta por mais de 250 pontos de luz que delineiam sua silhueta no Monte Ingino. Já o topo traz uma estrela com aproximadamente mil metros quadrados, decorada com mais de 200 pontos luminosos. A obra permanecerá acesa até 11 de janeiro de 2026. (ANSA).