Italcam guia missão no maior parque de inovação do Brasil

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, 26 AGO (ANSA) – A Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam) liderou uma delegação de quase 20 empresas em uma missão no Parque de Inovação Tecnológica (PIT) de São José dos Campos, no interior paulista, em busca de novas oportunidades e com o objetivo de reforçar relações comerciais com um estado que equivale a mais de 30% do PIB brasileiro.   

O encontro ocorreu na esteira de um memorando de entendimento entre a câmara de comércio e o PIT, que pode abrir caminho para a criação de um hub da Italcam dentro do parque, que ocupa uma área de 200 mil metros quadrados e conta com quatro centros empresariais ? um quinto está em construção ? e quatro clusters temáticos com um total de 400 companhias associadas, do setor aeroespacial ao de defesa, da tecnologia da informação e comunicação ao agronegócio e ao setor de saúde.   

“Um dos objetivos estratégicos do memorando é estreitar o relacionamento do PIT com a Italcam e suas empresas associadas, e a gente entende que a presença física da câmara aqui pode gerar essa conexão e fomentar negócios”, declarou Clara Nogueira, coordenadora de negócios internacionais do parque, criado há 19 anos e hoje ligado a uma rede de 30 universidades.   

“A importância do Brasil para a Itália cresceu significativamente nos últimos anos, e a cooperação tecnológica é um grande acelerador desse processo”, disse Alfredo Pretto, vice-diretor-geral da Italcam, que acompanhou a delegação.   

Pretto também evidenciou como a Itália considera o país sul-americano um verdadeiro parceiro estratégico de longo prazo.   

(ANSA).