ROMA, 17 DEZ (ANSA) – A ITA Airways, companhia aérea que substituiu a Alitalia, rebatizou um dos aviões de sua frota com o nome do ex-atacante Paolo Rossi, herói do tricampeonato mundial da Itália em 1982.
A companhia afirmou que o ex-artilheiro da Juventus é um “verdadeiro ícone popular”, principalmente por ter “transformado suas dificuldades em uma das mais belas histórias do esporte” do país.
A escolha do nome de Rossi faz parte da estratégia da ITA Airways de rebatizar suas aeronaves “em homenagem aos maiores atletas da Itália”, que são “conhecidos no mundo pelo profissionalismo, determinação força e paixão”.
Federica Cappelletti, viúva do ex-jogador italiano, afirmou que a homenagem da companhia aérea é um “motivo de grande emoção e orgulho”.
“Paolo adorava viajar e, para mim, é um motivo de grande emoção e orgulho ver o nome dele voando nos céus do mundo. Isso me faz entender ainda mais o amor e a estima que os italianos possuem pelo meu marido, que sempre teve muita paixão pela camisa azzurra”, comentou Cappelletti.
Já Giovanni Malagò, presidente do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni), afirmou que ficou “muito feliz” com a iniciativa da ITA Airways de homenagear os grandes nomes do esporte do país europeu.
“Estou muito feliz com a iniciativa da ITA Airway, que decidiu homenagear a história do esporte italiano. Ela começou com Paolo Rossi, mas já me disseram que em breve outros grandes campeões do passado de todas as modalidades serão homenageados”, disse Malagò.
A morte de Rossi completou um ano no dia 9 de dezembro e o ex-jogador ganhou diversas homenagens, principalmente nas redes sociais. Um dos maiores ídolos do futebol italiano, o ex-artilheiro faleceu aos 64 anos, vítima de um câncer de pulmão.
A Italia Trasporto Aereo (ITA), companhia aérea estatal criada pelo governo italiano para superar de forma definitiva a crise na extinta Alitalia, iniciou suas operações em 15 de outubro. O primeiro voo partiu de Milão-Linate, com 60 passageiros, e pousou no aeroporto de Bari-Palese, no extremo-sul do país.
(ANSA).