A montadora chinesa BYD está prestes a iniciar a montagem de dois de seus modelos na fábrica localizada em Camaçari, Bahia. Originalmente, o plano era começar a produção em CKD (Completely Knocked Down) dos modelos Dolphin Mini e Song Plus entre o final de 2024 e o início de 2025. No entanto, devido a questões trabalhistas que atrasaram o projeto, a empresa optou por iniciar a montagem em regime SKD (Semi-Knocked Down).
Com as pendências resolvidas, a BYD está pronta para avançar com a montagem local. A escolha pelo regime SKD permitirá que a empresa inicie suas operações de forma mais rápida, uma vez que o processo de montagem é menos complexo do que o CKD. A expectativa é que a produção em SKD comece no segundo semestre de 2025.
O que é o Semi-Knocked Down (SKD)?
A montagem em Semi-Knocked Down (SKD) refere-se ao processo em que um veículo chega ao país de destino parcialmente desmontado. Isso significa que componentes principais, como chassi, motor e carroceria, já estão pré-montados na fábrica de origem. No caso dos modelos Dolphin Mini e Song Plus, a montagem final ocorrerá na linha de produção local em Camaçari.
Esse método de montagem permite uma redução nos custos de importação, já que os veículos montados em SKD no Brasil estão sujeitos a uma taxa de imposto de 18%. Além disso, o SKD é uma estratégia eficaz para iniciar rapidamente a produção local enquanto se desenvolve a infraestrutura necessária para a montagem completa.

Como funciona o Completely Knocked Down (CKD)?
Por outro lado, o Completely Knocked Down (CKD) é um processo em que o veículo chega totalmente desmontado ao país de destino. Cada componente é separado, e a montagem completa é realizada na fábrica local. Isso inclui etapas como soldagem da carroceria, pintura e instalação do motor e sistemas eletrônicos.
No Brasil, veículos montados em CKD pagam uma taxa de imposto de 16%. Embora o processo seja mais complexo e demorado, ele oferece vantagens como maior controle sobre a qualidade da montagem e a possibilidade de maior integração com fornecedores locais.
Quando a produção local da BYD começará?
A produção local da BYD com peças produzidas no Brasil está prevista para começar no segundo semestre de 2026. Nesta fase, a empresa planeja nacionalizar a produção de chaparia, incluindo estampagem e soldagem locais. Essa estratégia visa aumentar a competitividade dos veículos no mercado brasileiro, reduzindo custos e aumentando a eficiência da produção.
Embora a produção local completa ainda esteja a alguns anos de distância, a BYD já está trabalhando para integrar outras peças produzidas no Brasil em seus veículos. O foco inicial será no monobloco e em partes de aço, que são componentes críticos para a estrutura dos veículos.
Com esses passos, a BYD busca consolidar sua presença no mercado brasileiro, oferecendo veículos competitivos e adaptados às necessidades locais. A estratégia de iniciar com SKD e evoluir para CKD e, eventualmente, para a produção local completa, demonstra o compromisso da empresa com o desenvolvimento industrial no Brasil.