Há automóveis que fazem você ter mais contato com o mecânico do que com qualquer outra pessoa, devido à quantidade de problemas que apresentam. Por outro lado, existem carros cuja fama de boa construção e manutenção simples faz com que os mecânicos os odeiem. Selecionamos 7 carros que se destacam por essas características.
Seja um entusiasta de automóveis ou um motorista comum, entender quais carros têm menos propensão a visitas frequentes à oficina pode ser muito útil. Vamos descobrir quais são esses carros que os mecânicos realmente não gostam de ver.
Fiat Uno
O Fiat Uno é um clássico que oferece robustez e espaço como poucos compactos de sua época. Adorado por muitos consumidores, o Uno é um dos carros que os mecânicos odeiam. Especialmente as versões com motor 1.0 Fire, que têm manutenção simples, são fáceis de desmontar e possuem peças abundantes e acessíveis.
Honda Civic
O Honda Civic está na lista dos carros que os mecânicos odeiam. Pergunte a qualquer proprietário ou taxista que use o Civic: a resposta será unânime sobre sua confiabilidade. Desde a sexta geração global, a primeira fabricada no Brasil, sua construção sólida e mecânica otimizada garantem que o Civic quase não dê dores de cabeça.
Chevrolet Celta
Embora o Chevrolet Celta fosse um carro de entrada com acabamento simples e plataforma antiga, é inegável sua fama de manutenção facilitada. Com o popular motor 1.0 Família I da General Motors, o Celta se destaca pela farta oferta de peças a preços acessíveis, fazendo dele um carro que raramente visita a oficina.
Toyota Corolla
Nenhuma lista estaria completa sem o Toyota Corolla. O sedã médio da Toyota é considerado quase inquebrável. Desde suas primeiras gerações fabricadas no Brasil, o Corolla é reconhecido por sua construção sólida, manutenção descomplicada e peças acessíveis, sendo assim mais um veículo que os mecânicos preferem evitar.
Nissan March
Embora a Nissan não tenha o mesmo nível de adoração que a Honda e a Toyota, ela também fabrica carros que os mecânicos odeiam, como o Nissan March. O hatch compacto com mecânica confiável e revisões a preços competentes se destaca desde zero quilômetro. As versões com motor 1.6 16V são especialmente elogiadas.
Volkswagen Gol
O Volkswagen Gol foi o carro mais vendido do Brasil por quase 30 anos, e não foi por acaso. Com a firmeza típica da engenharia alemã, motores robustos e manutenção simples, o Gol é um dos carros que os mecânicos menos veem em suas oficinas. Exceto por algumas exceções, como os motores 1.0 16V e turbo, o Gol é sinônimo de confiabilidade.
Ford Fiesta
A Ford pode ter fama de pós-venda caro, mas o New Fiesta de sexta geração global é uma exceção. Importado inicialmente do México nos anos 2010 e posteriormente produzido no Brasil, o Fiesta é reconhecido como um carro que pouco visita a oficina. Foi até mesmo eleito pela Proteste como um dos veículos que dão menos dor de cabeça aos proprietários.
Esses carros se destacam por suas construções sólidas e manutenções descomplicadas, o que os torna menos propensos a problemas e visitações frequentes às oficinas. Conhecer esses veículos pode ser de grande ajuda na hora da compra de um carro novo ou usado.
- Fiat Uno: Robustez e facilidade de manutenção.
- Honda Civic: Confiabilidade e construção sólida.
- Chevrolet Celta: Manutenção simples e peças acessíveis.
- Toyota Corolla: Construção sólida e peças baratas.
- Nissan March: Mecânica confiável e revisões econômicas.
- Volkswagen Gol: Robustez e motores valentes.
- Ford Fiesta: Baixa necessidade de manutenção.