A poluição do ar é um problema global que afeta a saúde respiratória e está associada a mortes prematuras. Embora as emissões de escapamento de veículos sejam frequentemente citadas como uma das principais fontes de poluição, um estudo recente destaca a poeira de freio como um fator ainda mais prejudicial. Essa descoberta levanta preocupações sobre a qualidade do ar, especialmente em áreas urbanas densamente povoadas.
O estudo, publicado na revista Particle and Fibre Toxicology, revela que a poeira gerada pelo desgaste das pastilhas de freio pode ser mais nociva aos pulmões do que as emissões de escapamento. Essa poeira é composta por partículas liberadas durante a frenagem, que incluem materiais como cobre e amianto, ambos associados a problemas respiratórios.
Como a Poeira de Freio Afeta a Saúde Respiratória?
Os pesquisadores James Parkin e Matt Loxham, da Universidade de Southampton, conduziram experimentos em laboratório para entender os efeitos da poeira de freio. Eles cultivaram células que imitam o revestimento do pulmão humano e as expuseram tanto à poeira de freio quanto à poeira de escapamento de diesel. Os resultados mostraram que a poeira de freio causou danos significativos às células, aumentando o risco de doenças pulmonares como câncer e asma.
Um dos componentes mais preocupantes encontrados na poeira de freio é o cobre. A remoção desse metal das pastilhas de freio reduziu os efeitos tóxicos, sugerindo que ele desempenha um papel crucial nas propriedades nocivas da poeira. Além disso, a presença de amianto, um material proibido em muitos países devido aos seus riscos à saúde, foi identificada em algumas pastilhas de freio analisadas no Reino Unido.

Os Carros Elétricos São a Solução?
Com o aumento da adoção de veículos elétricos, muitos esperam uma redução significativa na poluição do ar. No entanto, o estudo aponta que, embora os carros elétricos eliminem as emissões de combustível, eles não resolvem o problema da poeira de freio. De fato, devido ao peso adicional das baterias, os veículos elétricos podem gerar ainda mais poeira de freio, pneus e estrada.
Uma alternativa promissora é a frenagem regenerativa, que desacelera o carro utilizando o motor como gerador, reduzindo a necessidade de frenagem por fricção. Apesar de já ser implementada em alguns modelos, a frenagem por fricção ainda é a mais comum, o que mantém a emissão de poeira de freio como uma preocupação ambiental.
Quais Medidas Podem Ser Adotadas para Reduzir a Poeira de Freio?
Para mitigar os impactos da poeira de freio na saúde pública, é essencial considerar a reformulação das pastilhas de freio. A eliminação de metais tóxicos como o cobre e o amianto pode reduzir significativamente os riscos associados. Além disso, regulamentações mais rigorosas sobre as emissões de poeira de freio podem incentivar a inovação na indústria automotiva.
Outra abordagem é promover o uso de tecnologias de frenagem alternativas, como a frenagem regenerativa, que pode diminuir a dependência da frenagem por fricção. A conscientização pública sobre os riscos da poeira de freio também é crucial para impulsionar mudanças nas políticas e práticas industriais.