Os três tipos mais comuns de câncer de pele são o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. Cada um desses tipos tem características distintas e diferentes níveis de gravidade. Saber mais sobre esses tipos de câncer e como prevenir pode ser crucial para sua saúde.
Carcinoma Basocelular: O Tipo Mais Comum
O carcinoma basocelular é o tipo mais comum e geralmente afeta áreas da pele que são mais expostas ao sol, como a cabeça e o pescoço. Esse tipo de câncer de pele está fortemente associado à exposição prolongada aos raios UV da luz solar, de acordo com a Mayo Clinic. Apesar de ser o mais frequente, é também o menos agressivo.
As principais características do carcinoma basocelular são:
- Lesões de crescimento lento
- Notório em áreas frequentemente expostas ao sol
- Possui uma alta taxa de cura quando tratado precocemente
Carcinoma Espinocelular: Qual a Prevalência?
O segundo tipo mais comum de câncer de pele é o carcinoma espinocelular, que se desenvolve nas camadas média e externa da pele. Assim como o carcinoma basocelular, ele também está ligado à exposição prolongada aos raios UV, sejam eles provenientes do sol ou de fontes artificiais como lâmpadas e camas de bronzeamento.
Os sintomas comuns incluem:
- Feridas que não cicatrizam
- Lesões vermelhas e ásperas
- Crescimentos escamosos ou sangramentos
O Terrível Melanoma
O melanoma é o tipo mais raro, mas também o mais mortal. Ele se desenvolve nas células que produzem melanina, o pigmento que dá cor à nossa pele. O melanoma pode se espalhar rapidamente para outras partes do corpo, tornando-o particularmente perigoso.
Fatores de risco incluem:
- Exposição intensa e ocasional aos raios UV
- Histórico familiar de melanoma
- Pele clara, sardas e cabelos ruivos
Por Que os Casos de Melanoma Estão Aumentando?
O melanoma está se tornando cada vez mais comum, especialmente entre pessoas com menos de 40 anos, predominantemente mulheres. A incidência desse tipo de câncer dobrou desde a década de 1980, provavelmente devido ao aumento da popularidade das camas de bronzeamento artificial.
Para se proteger:
- Evite o uso de camas de bronzeamento
- Utilize protetores solares de amplo espectro
- Realize exames regulares de pele
Os Tons de Pele Mais Escuros São Imunes ao Câncer de Pele?
Um mito comum é que pessoas com tons de pele mais escuros não desenvolvem câncer de pele. No entanto, o câncer de pele pode afetar todos os tipos de pele. A Dra. Monica L. Halem afirmou que é crucial para todos, independentemente do tom de pele, utilizar protetor solar e tomar medidas preventivas.
A prevenção inclui:
- Aplicar regularmente protetor solar com pelo menos FPS 30
- Evitar exposição solar nos horários de pico
- Usar roupas de proteção e chapéus
Proteção Contra os Raios UV: O Que Você Precisa Saber
Quanto maior o FPS (Fator de Proteção Solar) de um protetor, não significa necessariamente melhor proteção. Segundo a Dra. Andrette Ward, um FPS acima de 50 não fornece proteção adicional contra a radiação UVB. Um protetor solar com FPS 15 protege contra 93% dos raios UVB, enquanto um FPS 30 protege 97% e um FPS 50 protege 98%.
Para uma proteção ideal:
- Escolha protetores de amplo espectro que também protejam contra UVA
- Reaplique o protetor solar a cada duas horas
- Use óculos de sol com proteção UV
Outras Medidas de Proteção Contra o Sol
Além do uso do protetor solar, muitas outras medidas são eficazes para proteger sua pele dos danos causados pelo sol. É recomendado o uso de chapéus, roupas com proteção solar e películas UV nos vidros do carro.
Para maximizar a proteção:
- Utilize roupas e acessórios que bloqueiem os raios UV
- Evite a exposição solar durante o meio-dia
- Realize autoexames regulares da pele
Assim, conhecendo mais profundamente sobre os tipos mais comuns de câncer de pele e as melhores formas de prevenção, você pode tomar medidas mais informadas para proteger a sua saúde.