O mercado de veículos seminovos no Brasil tem enfrentado uma dinâmica depreciação nos últimos anos, especialmente após o pico de valorização durante a pandemia. Segundo um levantamento realizado pela Mobiauto, uma plataforma especializada em venda de automóveis, apenas um modelo seminovo viu seu preço subir em 2024. Esse fenômeno reflete o comportamento oscilante desse segmento, que merece uma análise detalhada.
Em meio a um ano caracterizado pela diminuição dos valores dos seminovos, o Peugeot 208, fabricado na Argentina em 2022, foi a exceção, com uma valorização de 1,63%. Essa peculiaridade ilustra a complexa interação de fatores que influenciam o mercado automotivo e desperta interesse sobre o que pode ser esperado para os próximos anos.
Por que os Seminovos Estão Perdendo Valor?
A desvalorização dos veículos seminovos não aconteceu de maneira uniforme. Modelos como o Hyundai HB20 e o HB20S, embora não tenham se valorizado, foram aqueles que menos perderam valor, indicando uma preferência estabilizada por esses modelos no mercado. A tendência de depreciação generalizada pode ser atribuída a diversos fatores, incluindo a recuperação gradual do mercado de veículos novos e as condições macroeconômicas.
Em 2024, o Peugeot 208 se destacou entre os veículos que tiveram um aumento de preço. Este fenômeno pode estar associado a fatores como preferências dos consumidores por modelos mais compactos e econômicos, além de eventuais limitações de importação que impactam a oferta e a demanda. A valorização deste modelo revela como a percepção do consumidor ligada a certas marcas e modelos pode influenciar os preços.
Quais Modelos Menos Perderam Valor em 2024?
Embora a maioria dos seminovos tenha perdido valor em 2024, alguns modelos conseguiram manter uma depreciação menos acentuada. Além do Peugeot 208, outras marcas registraram perdas relativamente baixas. Segundo a Mobiauto, listam-se a seguir os modelos que menos desvalorizaram:
- Hyundai HB20S: -1,35%
- Hyundai HB20: -2,02%
- Fiat Cronos: -5,46%
- Volkswagen Voyage: -7,83%
Esses números mostram que, apesar da tendência geral, alguns modelos ainda conseguem atrair consumidores e manter um valor de mercado relativamente sólido.
Quais Seminovos Mais se Depreciaram?
Paradoxalmente, enquanto o Peugeot 208 teve valorização, o Peugeot 2008, um SUV compacto, terminou o ano com uma queda drástica de preço, se tornando mais barato em 32,71% em comparação ao final de 2023. Essa discrepância pode ser em parte devido a mudanças no design, atualização de modelos ou variações na preferência do consumidor.
Os veículos SUV, como o Citroën C4 Cactus e o Jeep Compass, dominaram a lista dos seminovos que mais perderam valor em 2024. Esta tendência sugere que, atualmente, os consumidores podem estar priorizando modelos com custos de manutenção mais baixos e maior eficiência de combustível, ao invés do espaço e das características robustas oferecidas pelos SUVs.
O que Esperar do Mercado de Seminovos em 2025?
Olhando para 2025, as expectativas são de que o mercado de seminovos continue a buscar equilíbrio. Há uma discrepância considerável entre os valores atuais e os que seriam esperados em um cenário pré-pandêmico. A demanda por veículos novos permanece aquecida, o que pode influenciar ainda mais a depreciação dos seminovos.
A evolução da economia em 2025 será crucial. Em cenários de incerteza econômica, os vendedores de veículos seminovos podem ser levados a ajustar os preços para atrair compradores. Para consumidores e vendedores, permanece importante o uso de plataformas de pesquisa de mercado como Mobiauto e Vaapty para entender melhor as flutuações de preços e tomar decisões mais informadas.