A Volkswagen anunciou recentemente o início da produção do seu mais novo SUV, o Tera. Este modelo, que promete ser totalmente desenvolvido e fabricado no Brasil, está previsto para chegar ao mercado no primeiro semestre de 2025. Posicionado entre o hatch Polo e o SUV Nivus, o Tera será o SUV de entrada da marca, com o objetivo de fortalecer a presença da Volkswagen no segmento de utilitários esportivos.
Os SUVs, ou veículos utilitários esportivos, têm conquistado uma grande fatia do mercado automotivo. Em 2025, esses modelos representam mais da metade das vendas de automóveis, destacando-se pela sua versatilidade e apelo entre os consumidores. A Volkswagen aposta no Tera como um carro de volume, buscando ampliar sua liderança no setor.
Quais são as características do Volkswagen Tera?
O novo SUV Tera da Volkswagen destaca-se por uma série de características modernas e tecnológicas. Equipado com rodas de liga leve diamantadas, faróis e lanternas em LED, o modelo também conta com um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas. A central multimídia VW Play Connect, que oferece conectividade avançada, é um dos atrativos do carro, assim como o carregamento de celular por indução e o sistema de iluminação “Ambient Light”.
Além disso, o Tera vem com o pacote ADAS, que inclui assistências avançadas ao motorista, proporcionando maior segurança e conforto durante a condução. Essas inovações tecnológicas são parte do compromisso da Volkswagen em oferecer veículos que atendam às expectativas dos consumidores modernos.
O Tera será equipado com o motor 1.0 TSI de 116 cv, com opções de câmbio manual e automático.
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@quatro_rodas VW TERA POR DENTRO Nada de painel reaproveitado de outro carro. O VW Tera tem cabine bem diferente, com novas texturas nos plásticos, áreas macias maiores e console central mais funcional. Volante, quadro de instrumentos e central multimídia são os mesmos do Nivus, mas a alavanca do câmbio automático veio do T-Cross. A VW ainda colocou as portas USB-C ao lado do câmbio e colocou ventilação (que pode ser fechada) para a base de carregamento sem fio do smartphone. A versão topo de linha High tem sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, frenagem de emergência e ACC de série, mas assistente de faixa, alerta de tráfego cruzado e monitor de pontos cegos serão opcionais. MAIS DETALHES NO SITE E EM NOSSO CANAL NO INSTAGRAM Assine a #QUATRORODAS a partir de R$ 10,99/mês quatrorodas.com.br/assine#VocêNasceuParaMudar ♬ Vibes – ZHRMusic
Quando e onde o Tera estará disponível?
A previsão é que o SUV Tera comece a ser comercializado a partir do primeiro semestre de 2025. O modelo será disponibilizado em mais de 25 países da América Latina, incluindo mercados como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México. Além disso, a Volkswagen planeja expandir a venda do Tera para a África, ampliando ainda mais sua presença global. O Tera será exportado para mais de 20 países, incluindo México, outros mercados da América do Sul e até regiões da África.
A produção do Tera ocorre na fábrica de Taubaté (SP), que recebeu investimentos significativos para modernizar suas operações. Esta unidade, localizada no interior de São Paulo, já é responsável pela fabricação do modelo Polo. A Volkswagen do Brasil está investindo R$ 16 bilhões entre 2024 e 2028, com R$ 13 bilhões destinados às fábricas paulistas e R$ 3 bilhões para a unidade de São José dos Pinhais, no Paraná.
Qual será o preço do Volkswagen Tera?
Ainda não foram divulgados os preços oficiais do SUV Tera, mas espera-se que ele concorra em uma das faixas mais competitivas do mercado, com valores entre R$ 110 mil e R$ 140 mil. O Tera entrará em competição direta com modelos como o Citroën Basalt, Fiat Pulse e Renault Kardian, oferecendo uma opção atraente para os consumidores que buscam um SUV acessível e bem equipado.
Com o lançamento do Tera, a Volkswagen reforça seu compromisso com a inovação e a produção local, buscando atender às demandas do mercado e fortalecer sua posição no segmento de SUVs na América Latina e além.
A apresentação oficial do Volkswagen Tera
A Volkswagen finalmente apresentou oficialmente o Tera, seu novo SUV de entrada, durante o desfile na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, no último domingo (2) de Carnaval. O modelo, que vinha sendo exibido em teasers e protótipos camuflados desde 2024, chegará ao mercado brasileiro no primeiro semestre deste ano, segundo o Uol. Produzido em Taubaté (SP) e projetado integralmente no Brasil, o Tera promete ser uma opção mais acessível dentro da linha de SUVs da montadora alemã, posicionado entre o Polo e modelos como o Nivus e o T-Cross.A expectativa para o novo SUV da Volkswagen é grande, já que o T-Cross foi um dos veículos mais vendidos no Brasil em 2024.
Posicionamento e motorização do Volkswagen Tera
O Tera chega como um SUV compacto de entrada, buscando oferecer um bom custo-benefício para consumidores que querem um utilitário esportivo sem precisar investir em opções mais caras como o Taos e o Tiguan. Motorização e versões: a Volkswagen ainda não revelou oficialmente todas as opções de motorização, mas é esperado que ao menos as versões mais completas tenham o motor 1.0 turboflex de 116 cv, com transmissão automática de seis marchas. Exportação: além do Brasil, o Tera será exportado para mais de 20 países, incluindo México, outros mercados da América do Sul e até regiões da África.
Design e tecnologia do novo SUV
O design do Tera adota a nova identidade visual da Volkswagen, lembrando modelos como o elétrico ID.4 e o renovado Taos. O destaque fica para a larga coluna traseira com faróis de LED com luzes diurnas segmentadas e lanternas traseiras posicionadas no topo da tampa do porta-malas.Segundo o Uol, a versão topo de linha, chamada Outfit, trará um pacote robusto de itens tecnológicos, incluindo painel digital de 10,25 polegadas, carregamento de celular por indução, central multimídia VW Play com conexão à internet integrada, iluminação ambiente em LED, ar-condicionado digital e um pacote ADAS de assistências semiautônomas à condução.
Expectativas e impacto no mercado brasileiro
Segundo Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil: “os preços do Tera serão muito competitivos”. A expectativa é que o modelo fique na faixa entre R$ 110 mil e R$ 120 mil, reforçando seu apelido de “Gol dos SUVs” por buscar uma grande penetração no mercado. A chegada do Tera é estratégica para a Volkswagen, que aposta no crescimento do segmento de SUVs compactos no Brasil. O modelo se beneficia da plataforma modular MQB-A0, a mesma utilizada em outros veículos da marca como o Polo, Nivus e T-Cross. Isso permite um projeto mais eficiente, reduzindo custos sem comprometer a qualidade.
Além disso, o Tera é parte do ciclo de investimentos de R$ 16 bilhões da Volkswagen no Brasil, anunciado em 2024, para modernizar suas fábricas e desenvolver novos modelos adaptados ao mercado local. A expectativa da montadora é que o SUV se torne um dos carros mais vendidos do país.