Em resposta às novas regulamentações de emissões do Proconve L8, a General Motors introduziu atualizações significativas no Chevrolet Onix 2025. As mudanças visam melhorar o desempenho e a eficiência de combustível, tanto nas versões 1.0 flex quanto nas 1.0 turboflex. Essas melhorias abrangem tanto o modelo hatch quanto o sedã Onix Plus, destacando-se no mercado automotivo brasileiro.
Embora o Onix 2025 não tenha adotado a injeção direta de combustível em seu motor turbo, tecnologia já presente em alguns concorrentes, as atualizações garantem um veículo mais econômico e com um leve aumento de potência. Este ajuste reflete o compromisso da GM em oferecer um carro que atende às demandas atuais de eficiência e sustentabilidade.
Quais são as atualizações no motor do Chevrolet Onix 2025?
O motor 1.0 flex aspirado do Onix 2025 apresenta melhorias significativas. Com gasolina, a potência aumentou de 78 cv para 80 cv, enquanto o torque subiu de 9,6 mkgf para 10,2 mkgf. Quando abastecido com etanol, os números permanecem inalterados, com 82 cv e 10,6 mkgf. Já o motor 1.0 turboflex, apesar de não ter recebido a injeção direta, teve um pequeno incremento de potência. Com gasolina, a potência passou de 115,6 cv para 116 cv, e com etanol, de 115,6 cv para 121 cv, mantendo os torques em 16,3 mkgf e 16,8 mkgf, respectivamente.

Como o consumo de combustível foi melhorado no Onix 2025?
O Chevrolet Onix 2025 apresenta avanços notáveis em termos de consumo de combustível. No modelo hatch, o consumo urbano com etanol melhorou de 9,3 km/l para 9,6 km/l, e na estrada, de 11,4 km/l para 11,9 km/l. Com gasolina, os números subiram de 13,3 km/l para 13,8 km/l na cidade e de 16,5 km/l para 16,9 km/l na estrada. No Onix Plus, o consumo com gasolina manteve-se em 13,5 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada, enquanto com etanol, houve uma leve queda, de 9,3 km/l para 9,2 km/l na cidade e de 12 km/l para 11,8 km/l na estrada.
O motor 1.0 turbo do Onix 2025 também evoluiu?
Sim, o motor 1.0 turboflex do Onix 2025 também mostra avanços em eficiência. No hatch, com câmbio manual, o consumo com etanol é de 9,3 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada. Com gasolina, os números são 13,5 km/l e 16,7 km/l, respectivamente. Com câmbio automático, as médias com etanol são de 8,2 km/l e 10,5 km/l, enquanto com gasolina, são 12 km/l e 14,8 km/l. O sedã Onix Plus 2025 mantém-se como referência em consumo, com 8,5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol, e 12 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada com gasolina.
Por que o Chevrolet Onix 2025 não adotou a injeção direta de combustível?
A injeção direta de combustível oferece benefícios como maior eficiência na queima e redução das emissões, além de potencialmente aumentar a potência do motor. Entretanto, essa tecnologia pode elevar os custos de produção e manutenção. A GM optou por não implementar essa tecnologia no Onix 2025, preferindo realizar ajustes na reprogramação eletrônica para melhorar eficiência e potência, enquanto mantém os custos mais acessíveis para o consumidor.