O Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, conhecido como Latin NCAP, recentemente divulgou os resultados de seus mais recentes testes de segurança. Entre os veículos avaliados estavam duas populares picapes: a Ford Ranger e a Volkswagen Amarok. Essas avaliações são fundamentais para orientar consumidores sobre a segurança dos veículos que pretendem adquirir.
A Ford Ranger foi uma das protagonistas desses testes, obtendo uma pontuação notável. Produzida na Argentina, a picape conquistou a classificação máxima de cinco estrelas. Este resultado coloca a Ranger entre os veículos mais seguros em sua categoria, refletindo o empenho da Ford em oferecer tecnologias de segurança avançadas e uma proteção abrangente para seus ocupantes.
Quais foram os destaques da Ford Ranger nos testes?
A Ford Ranger destacou-se com sua nota máxima, sendo a segunda picape a conseguir esse feito sob o atual protocolo do Latin NCAP. Ela se junta à Mitsubishi Triton nesse seleto grupo. A Ranger oferece sete airbags e controle eletrônico de estabilidade como itens de série. Seus destaques de proteção incluem:
- 93,11% para a proteção do ocupante adulto
- 89,80% para ocupantes infantis
- Proteção de 74,77% para pedestres e usuários vulneráveis da estrada
- 92,01% para assistência à segurança
Esses dados foram obtidos a partir de rigorosos testes que envolveram impactos frontais, laterais e de poste. Adicionalmente, a Ranger foi avaliada por sistemas de assistência, como a frenagem autônoma de emergência e a detecção de ponto cego, demonstrando desempenho robusto em termos de segurança semi-autônoma.
Como a Volkswagen Amarok se saiu nos testes?
Por outro lado, a Volkswagen Amarok, também produzida na Argentina, recebeu uma classificação um pouco inferior, com três estrelas. Apesar de ser equipada com seis airbags e controle eletrônico de estabilidade, sua pontuação sugere áreas de melhoria, principalmente em termos de assistência ativa à condução. A Amarok ofereceu as seguintes pontuações:
- 80,87% na proteção do ocupante adulto
- 87,08% para ocupantes infantis
- 62,18% na proteção a pedestres
- 66,28% em assistência à segurança
A falta de alguns sistemas ativos, como um sistema de frenagem automático, contribuiu para a nota mais baixa. Ainda assim, a Amarok foi elogiada por sua proteção geral, especialmente nos impactos laterais, graças aos airbags laterais e de cortina.
Questões de segurança limitam a classificação da Amarok?
Sim, a classificação da Amarok, de acordo com o Latin NCAP, poderia ter sido melhor caso a picape incluísse sistemas ativos como a frenagem autônoma. Embora o modelo ofereça um alerta de colisão frontal, ele não consegue ativar a frenagem automaticamente, o que é considerado um diferencial para pontuações mais altas. Além disso, a assistência para manutenção de faixa e outros alertas não são sistemas corretivos, impactando negativamente a avaliação geral.
Os resultados dos testes do Latin NCAP reforçam a importância de tecnologias de segurança ativas nos veículos modernos. Enquanto a Ford Ranger se mostrou um exemplo de segurança robusta, a Volkswagen Amarok ainda pode melhorar para alcançar notas mais altas, sugerindo que os fabricantes cada vez mais buscam consolidar suas ofertas em segurança automotiva.