O Neta Aya se destaca no mercado automotivo por ser um hatch elétrico da chinesa Neta Auto. Este modelo chamou atenção recentemente ao obter uma zero em um teste de impacto realizado pela Asean NCAP. A avaliação ocorreu em países da Ásia e Oceania e seguiu critérios comparáveis aos do Latin NCAP. Os resultados, sem dúvidas, levantaram preocupações significativas sobre a segurança do veículo.
Em países como Tailândia, Brunei, Malásia e Indonésia, onde o Neta Aya é vendido, o modelo não pontuou nas avaliações de colisão frontal. Este desempenho decepcionante se deve à proteção insuficiente para regiões críticas do corpo, como cabeça, pescoço e peito. A 64 km/h, testes evidenciaram que a estrutura do veículo, incluindo a coluna A e o volante, pode se deformar perigosamente.
Desempenho nos Demais Testes de Segurança
Adicionalmente, o Neta Aya falhou completamente no teste de impacto com motociclistas, não obtendo qualquer ponto nesta categoria. No entanto, a pandemia Neta obteve algumas pontuações em outras áreas: a proteção de ocupantes adultos garantiu 7,89 pontos, enquanto a proteção de crianças somou 13,51 pontos. Nos sistemas de assistência à segurança, o veículo obteve 7,14 pontos. Ainda assim, com uma pontuação geral de 28,55, o desempenho ficou abaixo das expectativas.
Quais os Principais Problemas do Neta Aya?
A Asean NCAP considera a estrutura do Neta Aya fraca e compromete a segurança ao penetrar no compartimento dos passageiros. A Asean NCAP também classifica o sistema de retenção de passageiros como inadequado. Isso representa riscos sérios para passageiros e é prejudicial de consumo mundial. Os modelos testados apresentam dois airbags, freio ABS e controle de estabilidade, características semelhantes às da versão de entrada que será oferecida no Brasil.
Aspectos Técnicos e Estratégia de Entrada no Brasil
A chegada do Neta Aya ao Brasil está prevista para breve, com valor inicial de R$ 128.900. A motorização inclui 95 cv de potência e torque de 15,3 kgfm. A bateria de 40,7 kWh proporciona uma autonomia de cerca de 263 km. Com 4,07 metros de comprimento e entre-eixos de 2,42 metros, o carro se posiciona como uma opção acessível de veículo elétrico no país.
Perspectivas para o Futuro do Neta Aya
A montadora Neta Auto ainda precisa lidar com as implicações dos resultados obtidos nos testes realizados pela Asean NCAP. Considerando o mercado brasileiro, a empresa precisa avaliar possíveis modificações no design e nos sistemas de segurança do Neta Aya para assegurar a confiança do consumidor. Permanecem aguardadas declarações oficiais sobre medidas compensatórias, especialmente agora que a marca busca firmar-se no competitivo mercado de veículos elétricos do país.