A Latin NCAP recentemente publicou os resultados de suas avaliações de segurança para os modelos Renault Kardian, Sandero, Logan e Stepway, todos fabricados no Brasil. Esses resultados mostram um contraste significativo, com o Kardian recebendo uma classificação de quatro estrelas, enquanto o Sandero, Logan e Stepway obtiveram zero estrelas.
Os testes realizados incluíram impacto frontal, impacto lateral e de poste, além de verificações de chicote cervical, proteção para pedestres e sistemas de assistência à condução. Tais resultados destacam a importância da implementação de tecnologias de segurança avançadas e de padrões mais rigorosos, sobretudo para os modelos mais populares.
Quais Avanços de Segurança o Renault Kardian Apresentou?
A avaliação da Latin NCAP atribuiu quatro estrelas ao Renault Kardian, produzido no Brasil. O modelo vem equipado com seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como padrão, alcançando as seguintes pontuações:
- Ocupante adulto: 83,41%
- Ocupante infantil: 82,92%
- Proteção a pedestres e usuários vulneráveis: 47,96%
- Assistência à segurança: 83,78%
Nos diversos testes de impacto, a estrutura do Kardian foi vista como estável, com proteção considerada marginal para o peito do motorista e adequada para o passageiro. O modelo apresentou boa proteção em cenários de impacto lateral graças aos airbags de cortina e de corpo. No entanto, a proteção no impacto lateral de poste foi marginal para o peito. A proteção para pedestres ainda precisa de aprimoramentos, especialmente nos pilares A, onde a inclusão de uma Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) poderia melhorar a classificação.
Quais as Deficiências dos Modelos Sandero, Logan e Stepway?
Os modelos Sandero, Logan e Stepway apresentaram resultados alarmantes ao receberem zero estrelas pela avaliação da Latin NCAP. Equipados de fábrica com quatro airbags e ESC como opcional, esses veículos obtiveram as seguintes pontuações:
- Ocupante adulto: 32,83%
- Ocupante infantil: 61,22%
- Proteção a pedestres e usuários vulneráveis: 46,30%
- Assistência à segurança: 0,00%
A estrutura foi considerada instável no impacto frontal, com proteção marginal para o peito de motorista e passageiro. Em impactos laterais, a proteção foi classificada como fraca para o peito e pobre para a cabeça, com uma intrusão significativa no compartimento de passageiros que aumenta o risco de lesões. Além disso, houve proteção insuficiente nos pilares A e na borda do para-brisa, e a ausência de tecnologias como AEB e sistemas de manutenção de faixa afetou gravemente a segurança geral.
O Que Diz a Latin NCAP Sobre Esses Resultados?
Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP, ressaltou os avanços do Renault Kardian, destacando seu potencial como substituto para a família Sandero. Ele enfatizou a importância de melhorar o desempenho de segurança em modelos populares e espera que a Renault continue a avançar para obter modelos cinco estrelas na Latin NCAP.
Stephan Brodziak, presidente da Comissão Diretiva da Latin NCAP, reforçou a necessidade de melhorias contínuas, especialmente na proteção dos usuários vulneráveis nas vias. Ele sublinhou a importância de tecnologias de assistência à condução e de rotulagem obrigatória de segurança veicular para informar melhor os consumidores e elevar os padrões de segurança nos veículos comercializados na região.