Foi publicado o edital para o concurso público da Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM-SP), trazendo grandes expectativas para quem busca uma oportunidade no serviço público. São oferecidas 50 vagas para o cargo de Auditor Municipal de Controle Interno, com inscrições iniciando no dia 2 de dezembro de 2024.
A Fundação Carlos Chagas é a responsável pela organização do concurso, que atrai postulantes devido ao atrativo salário inicial de R$ 16.413,63 para uma carga horária de 40 horas semanais. Há também reserva de vagas para candidatos com deficiência e candidatos negros.
Como são distribuídas as vagas no concurso CGM-SP?
As vagas para o cargo de Auditor Municipal de Controle Interno estão divididas em três áreas de especialização. Para a especialização geral, são destinadas 40 vagas. A área de correição oferece 6 vagas, e para a infraestrutura, 4 vagas. Esse cargo é destinado a candidatos com formação superior, além do cumprimento de outras exigências legais.
Qual o processo de inscrição e provas?
Os interessados devem se inscrever no site oficial da Fundação Carlos Chagas entre 2 de dezembro de 2024 e 16 de janeiro de 2025. A taxa de inscrição é de R$ 170,00, com possibilidade de isenção para candidatos de baixa renda entre 2 e 6 de dezembro de 2024.
O processo seletivo inclui provas objetivas e dissertativas, realizadas em duas fases, abordando conhecimentos gerais, específicos e especializados. As provas objetivas terão questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, e matérias específicas do cargo, enquanto a prova dissertativa consistirá de redação, estudo de caso e questão dissertativa.
Como serão estruturadas as provas do concurso?
- Prova I – Conhecimentos Gerais: Questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Noções de Controle Interno e Externo, entre outras disciplinas.
- Prova II – Conhecimentos Específicos: Abrange Direito Administrativo, Direito Constitucional, Gestão Pública, entre outros.
- Prova III – Conhecimentos Especializados: Variam conforme a área de especialização (Geral, Correição ou Infraestrutura).
Para ser aprovado, o candidato deve atingir pelo menos 50% de acertos em cada prova e pontuar em todas as disciplinas sem zerar.
Quais são as etapas do concurso CGM-SP após as provas?
Após a confirmação das provas dissertativas, haverá sindicância da vida pregressa dos candidatos. Os aprovados passam pelo estágio probatório de três anos, período em que sua performance será avaliada. Este concurso público terá validade de um ano, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.
Os interessados devem estar atentos às datas e requisitos do certame para garantir sua participação nesse processo seletivo que promete ser bastante concorrido, dada a importância e o prestígio do cargo em disputa.