Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem se preparar para receber seus pagamentos de novembro e o 13º salário. A partir de 25 de novembro, os aposentados e pensionistas que se enquadram nas condições de pagamento receberão o benefício. Para aqueles que se aposentaram após junho deste ano, o 13º será creditado em uma única parcela juntamente com o benefício mensal.
O calendário de pagamentos é organizado conforme o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador. Os depósitos ocorrerão entre 25 de novembro e 6 de dezembro. O Rio Grande do Sul manterá um calendário especial devido ao estado de calamidade pública.
Como verificar o pagamento do seu benefício?
Para obter informações sobre o crédito do benefício, os segurados podem acessar o site “Meu INSS” ou utilizar o aplicativo disponível para Android e iOS. Após efetuar o login, é possível acessar o extrato de pagamento e verificar detalhes sobre a liberação dos valores. Aqueles que preferirem atendimento telefônico podem ligar para a Central 135 para auxílio, funcionando de segunda a sábado.
O INSS destaca que não existe previsão para o pagamento de um “14º salário”. Informações sobre tal pagamento, que circulam em redes sociais, são incorretas e não têm fundamento registrado oficialmente.
Quem recebe o 13º salário e como é calculado?
Os pagamentos do 13º são destinados a aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios como auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente e salário-maternidade. Os segurados que receberam seus benefícios a partir de junho de 2024 terão o 13º salário pago em parcela única, totalizando mais de 2 milhões de pessoas do Regime Geral da Previdência Social (RGPS).
- Para beneficiários que ganham até um salário mínimo:
- Final 1: 25/nov
- Final 2: 26/nov
- Final 3: 27/nov
- Final 4: 28/nov
- Final 5: 29/nov
- Final 6: 01/dez
- Final 7: 02/dez
- Final 8: 03/dez
- Final 9: 04/dez
- Final 0: 05/dez
- Para beneficiários que ganham acima do piso nacional:
- Final 1 e 6: 01/dez
- Final 2 e 7: 03/dez
- Final 3 e 8: 06/dez
- Final 4 e 9: 07/dez
- Final 5 e 0: 08/dez
Quem não tem direito ao 13º salário?
Não recebem o 13º salário os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e de Renda Mensal Vitalícia. Estes benefícios são voltados para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que comprovam baixa renda. A exclusão ocorre devido à natureza assistencial destes benefícios, que não geram direito ao abono anual.