A Yamaha está empenhada em revolucionar o mercado de motocicletas com conceitos inovadores. Um exemplo claro dessa inovação é a possibilidade de lançamento da versão automática da naked MT 07. Este novo modelo, que a Yamaha já está desenvolvendo, pretende alterar a experiência de pilotagem ao dispensar o uso tradicional de embreagem.
Evolução Tecnológica e Design Moderno
No cenário internacional, a Yamaha está criando sua versão específica de câmbio automático para a MT 07. Esta tecnologia irá substituir o câmbio convencional e a alavanca de embreagem pela implementação de botões no guidão, proporcionando uma experiência única ao piloto. A ideia, já registrada em patente, demonstra a instalação deste sistema em um modelo baseado na estrutura e no motor bicilíndrico da MT 07.
Essa inovação tecnológica não é realmente nova para a Yamaha. Anteriormente, a empresa já havia introduzido o sistema YCC-S (Yamaha Chip Controlled Shifting) na FJR1300 em 2006, que automatizava a embreagem e a troca de marchas. No entanto, a proposta atual é oferecer esse recurso em modelos mais compactos e economicamente acessíveis.
Impacto no Mercado Europeu e Brasileiro
Na Europa, a MT 07 já passou por atualizações de design e motor, e agora se prepara para a transição para uma versão automática. No Brasil, a MT 07 recebeu uma atualização em 2018, com mudanças visuais e em equipamentos, mantendo-se popular entre os motociclistas. A possibilidade de uma versão automática pode renovar o interesse pela MT 07, oferecendo uma alternativa mais simples para diversos perfis de pilotos.
Comparativo com Tecnologias Concorrentes
A introdução deste sistema pela Yamaha surge em uma época competitiva do mercado de motocicletas. Um dos principais rivais será o sistema E-Clutch da Honda, que já está disponível em modelos como a CB650R e a CBR650R na Europa. Este sistema é considerado uma opção mais econômica em comparação aos câmbios semiautomáticos mais sofisticados, como o DCT (Transmissão de Embreagem Dual) da própria Honda.
O E-Clutch possui um design híbrido, possibilitando o uso da alavanca de embreagem convencional a critério do piloto. Assim como o E-Clutch, espera-se que o novo sistema da Yamaha seja inicialmente limitado ao mercado europeu, o que pode ser uma estratégia para testar a aceitação do público.
Perspectivas para o Futuro
Ao desenvolver sua própria tecnologia de moto automática, a Yamaha aposta na inovação como uma maneira de diversificar as opções disponíveis aos consumidores e fortalecer sua presença no mundo das motocicletas. Com estas iniciativas, a empresa japonesa busca atrair um público mais amplo, que inclui tanto pilotos experientes quanto iniciantes que procuram uma experiência mais prática.
Os avanços em tecnologia de transmissão automática, como a proposta da Yamaha, podem ser o início de uma nova geração de motocicletas, onde a simplicidade de uso se alia ao desempenho robusto. O sucesso deste empreendimento poderia marcar um ponto de virada significativo na indústria, impactando diretamente a forma como se pensa a mobilidade sobre duas rodas.