Nunca tivemos tantas formas de avaliar filmes e séries como hoje. Não apenas as opiniões divulgadas nas redes sociais em nossos perfis pessoais, mas existem recursos que estabelecem métricas que conseguem medir a qualidade de uma narrativa audiovisual, como o Letterboxd, o IMDb e o próprio AdoroCinema.
Além das ferramentas tecnológicas, existem alguns sistemas um pouco mais antigos que se estabeleceram na indústria cinematográfica. Um deles é o CinemaScore. Fundado em 1978 e voltado para o público dos cinemas ganhar voz, o mecanismo de pesquisa coleta as reações das pessoas na noite de estreia dos longas-metragens.
O que é o CinemaScore?
CinemaScore é um mecanismo de votação direta que classifica filmes com base nas opiniões do público logo após as sessões de estreia. O público preenche cartões de votação no cinema, classificando um filme de A a F e fornecendo informações demográficas. O CinemaScore usa essa abordagem para estabelecer a nota de um filme, sendo uma ferramenta valiosa para medir a recepção inicial das audiências.
Quais são os lançamentos que receberam nota?
Vários lançamentos da temporada já ganharam sua nota pelo CinemaScore. Entre eles, destacam-se:
- Transformers: O Início (A)
- Alien Romulus (B+)
- Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice (B+)
Um dos destaques dessa temporada é A Forja – O Poder da Transformação, que recebeu uma avaliação do público superior a outro grande lançamento recente, Deadpool & Wolverine, embora a diferença seja pequena. Enquanto o filme religioso obteve a melhor nota possível, A+, o único longa da Marvel em 2024 conquistou A -, o que também é uma boa resposta da audiência.
Por que A Forja se destacou?
A Forja – O Poder da Transformação, superou expectativas com uma nota A+ no CinemaScore. Isso reflete não apenas a força de sua narrativa, mas também a conexão emocional que conseguiu estabelecer com o público. O filme estrelado por Aspen Kennedy tem conseguido cativar a audiência de forma impressionante, colocando-se à frente até mesmo de produções de gigantes como a Marvel.
Você sai do cinema sentindo que está dentro de um filme?
Existe uma explicação da psicologia e até nome para este fenômeno. Esse sentimento de imersão total, onde o espectador se sente parte da narrativa, é crucial para o sucesso de um filme como A Forja. Esse tipo de conexão emocional forte pode explicar por que o público deu uma nota tão alta ao filme religioso.