Com uma goleada de 4 a 1 sobre o Athletico-PR nesta última quinta-feira (26/09), o Racing garantiu sua presença na semifinal da Copa Sul-Americana. O time argentino conseguiu reverter, com juros, a desvantagem de 1 a 0 sofrida no jogo de ida, que ocorreu na Ligga Arena. O duelo de volta aconteceu no estádio El Cilindro, em Avellaneda, que recebeu um público de 50 mil pessoas. Agora, o Racing será o adversário do Corinthians na próxima fase, com o jogo de ida sendo disputado na Neo Química Arena e a volta na Argentina.
Este jogo também marcou a estreia de Lucho González no comando do Athletico, substituindo Martín Varini. Com apenas 18 segundos de jogo, Almendra colocou o Racing na frente, e ainda no primeiro tempo, os argentinos ampliaram a vantagem com gols de Adrián Martínez e Roger Martínez. O Athletico diminuiu aos dois minutos da etapa final com um gol de Nikão, mas precisava de mais um gol para levar a decisão para os pênaltis. Porém, acabou sofrendo mais um gol, marcado por Martirena, selando o destino da equipe brasileira.
Racing Imbatível no Primeiro Tempo
O primeiro tempo foi dominado pelo Racing, que marcou seu primeiro gol aos 18 segundos de jogo. Os donos da casa partiram para o ataque desde o início e, após um bate-rebate, a bola ficou com Almendra, que mandou um chute de fora da área para abrir o placar. A equipe argentina já havia desperdiçado duas chances claras quando, aos 23 minutos, Quintero lançou Roger Martínez, que foi ao fundo pela esquerda e rolou para Adrián Martínez marcar o segundo gol.
O Athletico tentava ser ofensivo, mas levou um contra-ataque aos 41 minutos. Gabriel tentou rechaçar, mas acabou errando, deixando a bola para Quintero que avançou e, na entrada da área, rolou para Roger Martínez fazer 3 a 0 para o Racing.
O Athletico Reage, Mas Racing Fecha o Caixão
Lucho González fez três substituições para o segundo tempo, tirando o lateral Leo Godoy e colocando Nikão e Pablo no ataque. As mudanças surtiram efeito imediato. Aos dois minutos, Canobbio cruzou pela esquerda e Nikão, com oportunismo, fez o gol do Athletico. A equipe brasileira continuou a pressionar, mas a defesa argentina se manteve firme.
O Racing praticamente selou a vitória aos 33 minutos, após um escanteio pela esquerda mal rechaçado pela defesa brasileira. A bola sobrou para Martirena, que acertou um belo chute de fora da área, fazendo 4 a 1. Nos acréscimos, o Athletico ainda fez um gol, mas foi anulado por impedimento.
Perspectivas para o Confronto das Semifinais
Com esse resultado, o Racing avança para a semifinal da Copa Sul-Americana e enfrentará o Corinthians. O primeiro jogo será na Neo Química Arena, com a volta sendo disputada na Argentina. Essa jornada vitoriosa encheu os torcedores do Racing de orgulho e expectativas. Por outro lado, o Athletico deve aproveitar o tempo para se reestruturar e apurar seus erros, pois a temporada ainda não terminou.
Resumo da Partida
- Racing 4×1 Athletico-PR – Quartas de final da Sul-Americana (Jogo de volta)
- Local: Estádio El Cilindro, Avellaneda (ARG)
- Data: 26/09/2024
Escalações
- Racing: Arias; Di Cesare, Quirós e Sosa; Martirena, Almendra (Zuculini, 18’/2ºT), Gabriel Rojas (Facundo Mura, Intervalo), Nardoni e Quintero (Salas, 27’/2ºT); Roger Martínez e Adrián Martínez. Técnico: Gustavo Costas.
- Athletico: Mycael; Leo Godoy (Nikão, Intervalo), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Gabriel (João Cruz, 21’/2ºT), Erick (Christian, Intervalo) e Zapelli (Di Yorio, 35’/2ºT); Cuello, Canobbio e Mastriani (Pablo, Intervalo). Técnico: Lucho González.
Os gols foram marcados por Almendra (19 segundos/1º tempo, Racing), Adrián Martínez (23’/1º tempo, Racing), Roger Martínez (41’/1º tempo, Racing), Nikão (2’/2º tempo, Athletico) e Martirena (33’/2º tempo, Racing).
O árbitro da partida foi Andrés José Rojas Noguera (COL), auxiliado por Alexander Guzmán Bonilla (COL) e David Alejandro Fuentes (COL). O VAR foi conduzido por Jhon Alexander Ospina Londoño (COL). Cartões amarelos foram dados a Nardoni e Almendra (Racing) e Erick e Canobbio (Athletico).