A nova geração da Ford Ranger chegou ao Brasil no primeiro semestre de 2023, impondo um novo padrão entre as picapes médias disponíveis no mercado. Mesmo com inovações tecnológicas e um potente motor V6 turbodiesel, a Ranger mantém preços competitivos, enfrentando concorrentes de peso como a Chevrolet S10 e a Toyota Hilux.
Produzida na Argentina, a nova Ranger se destaca por um chassi 30% mais resistente e bitolas mais largas em comparação à geração anterior. As versões equipadas com o motor V6 incluem freios a disco nas rodas traseiras, substituindo o sistema a tambores das versões com motor 2.0 turbodiesel.
Motorizações da Nova Ford Ranger
As versões XL e XLS da Ford Ranger estão equipadas com o motor Panther 2.0 turbodiesel de quatro cilindros, também utilizado na van Transit. Esse motor entrega 170 cv de potência e 42,8 kgfm de torque, disponível com câmbio manual (XL) ou automático (XLS), ambos de seis marchas.
Essas versões vêm com tração 4×4 com reduzida, embora a versão XLS automática também tenha uma opção de tração apenas traseira. Por outro lado, as versões XLT e Limited são equipadas com o potente 3.0 V6 turbodiesel, entregando 250 cv de potência e 61,1 kgfm de torque. Esse motor está combinado ao câmbio automático de 10 marchas e tração 4×4 com modo automático para uso no asfalto.
Quais são as capacidades da nova Ford Ranger?
A nova Ford Ranger é oferecida apenas em configuração de cabine dupla, com uma caçamba de 1.250 litros. A capacidade de carga varia entre 1.023 kg e 1.084 kg, dependendo da versão. Curiosamente, a Ranger XLS 2.0 turbodiesel 4×2 tem a maior capacidade de reboque, alcançando 3.100 kg.
Independentemente da motorização, essa picape de cabine dupla promete entregar desempenho robusto e versatilidade, ajustando-se bem tanto ao uso urbano quanto ao off-road.
Quais são os principais equipamentos da nova Ford Ranger?
Desde a versão de entrada XL manual, voltada para o trabalho, a nova Ford Ranger vem equipada com seis airbags, controles de estabilidade e tração, controle de descida e adaptativo de carga, além de um painel digital de 8 polegadas e central multimídia SYNC 4 de 10 polegadas.
A versão XLS 4×2 automática, exclusiva da linha 2024, adiciona faróis de LED, para-choques na cor do veículo, rodas de liga leve aro 17” e quatro modos de condução. A XLS 4×4 inclui o bloqueio do diferencial traseiro, enquanto a XLS V6 recebe uma alavanca de câmbio tipo joystick e freio de estacionamento eletrônico.
Versão XLT e Limited
Na versão XLT V6, a picape incorpora todos os itens da XLS 4×4, além de airbag para os joelhos do motorista, sensor de chuva, carregador de celular por indução e reconhecimento de placas de trânsito. A versão Limited V6 vai ainda mais longe, com ar-condicionado digital de duas zonas, tela multimídia de 12”, chave presencial e monitoramento de pressão dos pneus.
Versão Raptor
Para quem busca desempenho acima da média, a Ford Ranger Raptor é uma opção interessante. Importada da Tailândia, a Raptor é movida pelo motor 3.0 V6 biturbo a gasolina, que gera 397 cv de potência. Essa versão é considerada a mais rápida entre as picapes de produção em série no Brasil, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 5,8 segundos.
Vale a pena investir em uma nova Ford Ranger usada?
Comprar uma Ford Ranger usada pode ser uma excelente escolha para quem deseja uma picape moderna, cheia de tecnologias e com excelente dirigibilidade. Todas as versões a diesel são bem equipadas, mas a versão Limited se destaca por incluir assistências de condução avançadas.
A versão Raptor, embora muito completa, pode não ser a melhor escolha para quem busca uma picape para uso convencional, devido ao seu alto consumo de combustível e menor capacidade de carga.
Tabela Fipe da Ford Ranger
Conheça os preços atualizados da Ford Ranger na Tabela Fipe:
- XL 2.0 turbodiesel 4×4 manual: R$ 219.076
- XLS 2.0 turbodiesel 4×2 automática: R$ 204.013
- XLS 2.0 turbodiesel 4×4 automática: R$ 239.991
- XLS 3.0 V6 turbodiesel 4×4 automática: R$ 260.010
- XLT 3.0 V6 turbodiesel 4×4 automática: R$ 271.553
- Limited 3.0 V6 turbodiesel 4×4 automática: R$ 337.706
- Raptor 3.0 V6 biturbo gasolina 4WD automática: R$ 440.099
Com uma vasta gama de versões e motores, a nova Ford Ranger se estabelece como uma opção robusta e versátil, adequando-se a diferentes perfis de compradores que buscam uma picape média com tecnologia de ponta.