Em 2024, persistem no Brasil 2,6 milhões de veículos com airbags defeituosos da marca Takata, conforme dados fornecidos pela Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor). Esses dispositivos podem expelir fragmentos metálicos em alta velocidade em caso de colisão, colocando em risco os ocupantes dos bancos dianteiros.
Esse problema gerou um dos maiores recalls da história automotiva, afetando cerca de 100 milhões de veículos globalmente, dos quais 5,9 milhões estão no Brasil. Até agora, 3,3 milhões desses veículos passaram pelo reparo necessário, que envolve a troca gratuita do insuflador, uma cápsula metálica com defeito.
Por que os Airbags da Takata São Perigosos?
A explosão dos airbags defeituosos da Takata ocorre de maneira descontrolada devido à exposição prolongada à umidade e ao calor. Segundo Rodrigo Kleinubing, perito em sinistros de trânsito, essa explosão é “rápida e violenta”, ocasionada pelo rompimento da cápsula com nitrato de amônio. Ele compara o efeito a uma pequena bomba.
Quais Montadoras Foram Afetadas pelo Recall?
No Brasil, 17 montadoras tiveram que realizar recalls relacionados aos defeitos dos airbags da Takata, incluindo marcas como Honda, Volkswagen, Nissan, e Chevrolet. Os defeitos já causaram sete mortes no Brasil, conforme levantamento do programa Fantástico da TV Globo.
- Em 2020, um motorista do Honda New Civic LXS 2008 morreu devido ao rompimento do airbag.
- Desde 2015, a Honda havia chamado os proprietários para o recall, mas muitos ainda não atenderam aos avisos.
Hoje, proprietários podem verificar recalls pendentes pelo site da Senatran, usando o número do chassi ou a placa do veículo.
Como Consultar o Recall de Airbags da Takata?
Os proprietários de veículos podem consultar se há um recall pendente dos airbags da Takata acessando a página de recall da Senatran. É simples, basta informar o número de chassi ou da placa do veículo.
- Audi
- BMW
- Chrysler
- FIAT
- Ford
- Honda
- Hyundai
- Jaguar
- Jeep
- Lexus
- Mitsubishi
- Nissan
- Renault
- Subaru
- Toyota
- Volkswagen
- Volvo
Críticas à Condução das Montadoras e Falta de Fiscalização
Rodolfo Rizzotto, coordenador, critica a falta de fiscalização das montadoras. Ele destaca que as empresas determinam quando realizar um recall, o que pode favorecer a ocultação de defeitos para reduzir custos.
Rodrigo também menciona a necessidade de melhorar a comunicação dos recalls para garantir que mais proprietários realizem os reparos necessários. Ele sugere campanhas de divulgação mais amplas e eficazes para aumentar a conscientização pública.
Embora o serviço de recall seja gratuito, Rizzotto aponta que há custos indiretos para os proprietários, como deslocamento e perda de dias de trabalho. Ele também enfatiza a responsabilidade dos proprietários em atender aos recalls e comunicar aos futuros compradores sobre defeitos conhecidos.
Montadoras Disponibilizam Atendimento para Recall de Airbags
Consultadas, empresas como Honda, Toyota, Volkswagen, Nissan e BMW confirmaram a disponibilidade de canais de atendimento para realizar os recalls de airbags. A Honda, por exemplo, ainda tem 943 mil veículos com os airbags defeituosos da Takata e pede urgência aos proprietários para levarem seus veículos a concessionárias autorizadas.
A Nissan já realizou o recall de 270 mil veículos, mas ainda restam 70 mil com o defeito. A BMW afirma que a maioria das concessionárias possui os itens necessários para o reparo e está expandindo a medida. Volkswagen e Toyota usam diversos canais de comunicação para alertar os clientes sobre a campanha de recall.