Presente em milhões de lares no mundo todo e amada por muitas donas de casa, a Tupperware, produtora de recipientes plásticos reutilizáveis, está próxima de decretar a sua falência. Criada em 1942, a empresa já havia declarado no ano passado que poderia falir. Em abril de 2023, a companhia anunciou a contratação de consultores financeiros para lidar com uma grave crise de caixa após a queda na demanda por seus produtos.
Agora, fontes apontam que a marca pode decretar a sua falência ainda nesta semana. Após anos tentando solucionar os seus problemas financeiros, a companhia deve entrar em proteção judicial após violar os termos de suas dívidas com credores. As ações da Tupperware caíram mais de 50% com o risco de falência.
Tupperware enfrenta riscos reais de falência?
A intenção de decretar falência ainda pode mudar e a companhia não comentou as declarações. Em junho de 2023, a companhia cogitou fechar a sua única fábrica nos Estados Unidos. No ano passado, o CEO Miguel Fernandez e diversos membros do conselho foram substituídos durante o processo de reestruturação. Laurie Ann Goldman foi anunciada como a nova CEO.
Queda nas Ações da Tupperware
Na segunda-feira 16 de setembro de 2024, após a agência de notícias Bloomberg publicar a informação sobre a possível falência, as ações da companhia caíram mais de 50% na Bolsa de Nova York (NYSE). Hoje, a negociação dos papéis está suspensa. Os problemas da Tupperware não são novidade, e a empresa vem tentando controlar e renegociar os seus mais de US$ 700 milhões (R$ 3,8 bilhões) em dívidas.
Por que a Tupperware está tendo dificuldades?
A Tupperware até chegou a conseguir um acordo no início deste ano para débitos vencidos, mas não cumpriu os termos estabelecidos e voltou a encarar a pressão dos credores. Apesar de ter visto um pico de vendas durante a pandemia, quando o isolamento social obrigou muitas pessoas a cozinharem em casa, o movimento não se sustentou. Com dificuldade para atrair um público mais jovem e superar a concorrência de produtos mais baratos, a companhia começou a patinar.
- A desatualização no método de venda, que ainda utiliza consultoras e catálogos, contribuiu para o declínio.
- Companhia contava com 300 mil vendedores independentes no fim de 2022, mas o modelo de negócios está ultrapassado.
- Concorrência com produtos mais baratos e inovação rápida no mercado.
- Dificuldade em adaptar-se às novas tendências e atrair um público mais jovem.
O Futuro da Marca
O futuro da Tupperware ainda é incerto. A empresa que revolucionou a indústria de recipientes plásticos está enfrentando um de seus maiores desafios desde a sua criação. No entanto, é possível que a companhia consiga reverter sua situação com novas estratégias de mercado e gestão financeira.
Resta agora aguardar os próximos capítulos desta história e torcer para que a Tupperware consiga se reinventar e continuar fazendo parte do dia a dia de milhões de consumidores ao redor do mundo.