A previsão do tempo para os próximos dias promete altos e baixos nos termômetros de São Paulo, segundo a MetSul. A capital paulista pode ter máxima de 36ºC na sexta-feira (20) e 35ºC no domingo (22), com um dia um pouco mais ameno no sábado, em que se prevê chuva.
Quinta-feira (19) tem máxima de 30º C e mínima de 15º C. Já na sexta (20), o calor vem forte, com máxima de 36ºC e mínima de 18ºC. Variação pra baixo vem no sábado, quando a temperatura cai um pouco, com 19ºC de mínima e máxima de 29ºC. O sábado deve ser marcado pela chuva.
Fim de semana tem tempo maluco em São Paulo
O calor volta forte no domingo, com máxima de 35ºC e mínima de 20ºC. Na semana que vem, a partir de segunda (23), os termômetros vão ter temperaturas ainda mais altas. A previsão do tempo traz temperatura máxima de 38ºC de terça-feira (24) e quarta-feira (25), e 39ºC para quinta (26) e sexta-feira (27).
Por que há tanta variação climática em São Paulo?
As oscilações de temperatura em São Paulo são comuns devido à combinação de fatores meteorológicos como frentes frias, massas de ar quente vindas do interior do país e mudanças sazonais. Esses eventos podem causar grandes variações nos termômetros, trazendo dias de calor intenso seguidos por quedas bruscas de temperatura.
Previsão do Tempo em Outras Regiões do Brasil
O Rio de Janeiro também enfrentará variações climáticas: máxima de 27ºC e mínima de 21ºC para sábado, enquanto no domingo a máxima será de 35ºC. Em Belo Horizonte, a máxima é de 33ºC para sábado e domingo, segundo a MetSul.
- Centro-Oeste: Cuiabá tem máxima de 47ºC para sábado e domingo, e mínima de 31ºC e 33ºC respectivamente. Em Goiânia, a máxima será de 39ºC no sábado e 40ºC no domingo. Brasília prevê máxima de 35ºC para os dois dias.
- Nordeste: Teresina pode chegar a 41ºC nos dois dias, com mínima de 21ºC. São Luís apresenta máxima de 30ºC para o fim de semana.
Estação começa no domingo (22) e deve aumentar a umidade do ar
Com a chegada da nova estação no domingo (22), a umidade do ar deve aumentar em praticamente todo o país, com exceção do Nordeste, segundo a Climatempo. A mudança no clima deve ajudar a reduzir o número de queimadas no Brasil, em um índice recorde e alarmante. A umidade também colabora para o replantio, em especial na Amazônia, um dos biomas mais devastados pelo fogo.
Esperanças de mudança no clima
A Amazônia deve receber chuvas acima da média para a primavera, começando na segunda quinzena de outubro. Frentes frias são esperadas no Sul e no Sudeste, derrubando as temperaturas por alguns períodos — em geral, curtos. Além disso, maiores variações térmicas são previstas no Centro-Sul, principalmente no leste do Sul do País, São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais.
Por outro lado, no Nordeste, o tempo deve ficar seco e quente, com a chuva na costa norte retomando no fim da estação, na segunda metade de dezembro. Esse cenário favorece o planejamento e tomadas de decisão em relação a atividades ao ar livre e agricultura, refletindo diretamente na vida diária da população.